No dia 27 de junho, das 8h às 17h, foi realizada no Centro da Juventude de Pinhais a XV Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos!”. O evento reuniu cerca de 100 pessoas no auditório, entre usuários dos serviços municipais, representantes da sociedade civil organizada e agentes governamentais.
Também participaram do evento a prefeita Rosa Maria, a secretária municipal de Assistência Social, Rosangela Batista, a secretária municipal de Educação, Andrea Franceschini, e o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Carlos Alberto Fritz Jacques.
Na abertura da atividade, Rosangela Batista ressaltou a importância da participação popular para a construção do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). “A proposta é aprimorar o SUAS, e as conferências visam unir os usuários para que possam dar as suas opiniões, com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos”.
Após a leitura do regimento interno e falas das autoridades, uma palestra magna com o tema da conferência foi apresentada pela professora Cristiane Gonçalves de Souza, graduada em Serviço Social, especialista em Gestão Pública, mestre, doutora e com pós-doutorado em Ciências Sociais Aplicadas.
A Conferência de Assistência Social é o espaço que têm por atribuição a avaliação da política de assistência social, tem caráter deliberativo que permite o debate sobre serviços, programas, projetos e benefícios da política de assistência social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.
Segundo Wani Caetano de Castro, da Gerência da Vigilância Socioassistencial, “a realização de uma Conferência não é algo isolado, mas parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública, com trabalhadores, usuários e entidades socioassistenciais. Por esta razão, a participação popular e, principalmente, a presença dos usuários, é fundamental”.
A prefeita Rosa Maria frisou que o olhar para área assistencial é fundamental para uma sociedade melhor. “Queremos um SUAS com controle social efetivo, com a participação das pessoas, e reconstruir o SUAS exige articulação e mobilização. Não há desenvolvimento econômico, cultural, e humano, sem o desenvolvimento social”, declarou.
As Conferências são realizadas em três instâncias: municipal, estadual e nacional. Na etapa municipal, participam todos os sujeitos envolvidos na assistência social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa política. Em Pinhais, cinco pré-conferências foram realizadas com a comunidade entre os meses de maio e junho, nos quatro Cras e Centro da Juventude.
Já nas Conferências Estaduais, participam os delegados, eleitos nas Conferências Municipais, sendo que para a XIV Conferência Estadual de Assistência Social – que será realizada em Cascavel/PR de 3 a 5 de outubro – foram eleitos uma Conselheira Governamental e uma Conselheira representante de Entidade Socioassistencial, conforme votos registrados na Conferência Municipal de Pinhais no dia 27 de junho.