No dia 2 de outubro, sábado, foi realizada no Cenforpe, a XIII Conferência Municipal de Saúde. O objetivo foi reunir representantes do governo, prestadores de serviços, trabalhadores e usuários do SUS para juntos discutir as demandas e prioridades da saúde. Além disso, o encontro também serviu para compor o novo Conselho para a gestão 2022/2025.
Na abertura do evento, a secretária de Saúde falou sobre a realidade da saúde em Pinhais e sobre as mudanças vividas na área nos últimos anos. “Mesmo tendo uma boa arrecadação, alguns municípios não conseguem avançar por falta de planejamento. Mas essa não é a realidade de Pinhais. Quem está aqui há muito tempo, consegue perceber a mudança na área da saúde em Pinhais, e esse é um trabalho de cada um dos profissionais, cidadãos e também das parcerias, porque a política de saúde não se faz só no município, mas também no Estado”, salientou.
Já o representante do Estado, o diretor da 2ª Regional de Saúde, José Dalmi Dissenha, lembrou dessa oportunidade de sugerir melhorias. “Esse é um momento que vocês, representantes da sociedade, servidores, gestores, têm a oportunidade de planejar acima de tudo como será a saúde pública daqui em diante. Tenho certeza que vocês farão um excelente trabalho nesse momento, excelentes escolhas e indicações para as políticas públicas que serão executadas nos próximos anos”.
O município de Pinhais tem investido em melhorias na área da saúde, desde a qualificação das equipes, reformas e construções de Unidades de Saúde e o planejamento para construção do novo Hospital. Somente no ano de 2020 foram investidos aproximadamente R$ 100 milhões nesta área, valor que corresponde a 19,64% do orçamento total da Prefeitura, quando o percentual exigido constitucionalmente é de 15%. A prefeita Marli Paulino ressaltou que a gestão procura fazer um trabalho com qualidade. “Desde que assumimos, é possível perceber o quanto Pinhais evoluiu, não só na saúde mas em todas as áreas, porque aqui fazemos nosso trabalho com planejamento e qualidade. Então vocês que irão participar desse momento, terão a oportunidade de trazer pra gente, propostas de como melhorar ainda mais a saúde oferecida para a nossa comunidade”, declarou a prefeita.
Durante a Conferência foram levantadas diversas propostas que farão parte do planejamento futuro. As propostas foram votadas e aprovadas e agora integrarão o Plano Municipal de Saúde, para execução nos próximos quatro anos.
Também fez parte da programação, a palestra sobre “A sobreposição de pandemias”, com a nutricionista, especialista em Gestão em Saúde e doutoranda em Políticas Públicas, Luna Rezende Machado de Souza.
Além disso, durante o encontro foi composto o novo Conselho Municipal de Saúde, que atuará junto à gestão, participando das discussões e diretrizes da saúde.