Dois complexos olímpicos de Curitiba, inaugurados há exatos quatro anos, têm mudado a vida de crianças, adultos e até idosos, que passaram a ter acesso a estruturas de última geração para prática gratuita de esportes e atividades de lazer. O Centro de Iniciação ao Esporte – Praça Olímpica do Cajuru e o Centro de Iniciação ao Esporte – Praça Olímpica da CIC foram inaugurados no dia 23 de novembro de 2018 e se tornaram referências ao ofertar aos curitibanos e curitibinhas aulas em dezenas de modalidades esportivas. Tudo de graça.
Os dois complexos olímpicos são vinculados à Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
“Seja para o lazer ou como celeiros de multiplicação de talentos esportivos e olímpicos, os dois complexos da capital são a materialização do compromisso da Prefeitura de promover a saúde e o bem-estar dos moradores da cidade através do Curitiba Viva Bem”, afirma o prefeito Rafael Greca.
O Curitiba Viva Bem é a política pública da Prefeitura de promoção da qualidade de vida na cidade.
Cajuru
No Cajuru, o complexo leva o nome do jornalista Nelson Comel, ícone do esporte amador do Paraná e criador do Campeonato Paranaense de Futebol de Pelada, o Peladão. O Peladão era disputado no Parque dos Peladeiros, local que abriga hoje além do CIE (ginásio), a Praça Olímpica do Cajuru. O ginásio do complexo esportivo tem o nome Pavilhão Nelson Comel.
O Centro de Iniciação ao Esporte do Cajuru oferece aulas gratuitas de iniciação e treinamento esportivo de alongamento atletismo, aula de ritmos, basquete, boxe, corrida e caminhada, escalada, esgrima, floorball, futebol de campo, ginástica, handebol, hapkido, muay thay, jiu-jitsu, treinamento funcional e voleibol.
“Essa estrutura aqui no Cajuru é um divisor de águas dentro da Smelj, já que ela propicia atendimento as comunidades mais carentes da região com diversas modalidades esportivas, ajudando assim na transformação social”, afirmou Luiz Fernando de Alcântara Araújo, coordenador do CIE Cajuru desde a inauguração em 2018.
Maria Taniguti, 57 anos, pratica atividade física desde a inauguração do CIE Cajuru. Para ela todos os curitibanos foram beneficiados com o espaço disponibilizado pela Prefeitura.
“Todos nós ganhamos com o CIE Cajuru. Aqui adultos, idosos e crianças tem a oportunidade de se exercitar e ter uma melhor qualidade de vida. As famílias estão mais envolvidas, vem se exercitar juntas e com isso a interatividade entre os alunos é bem maior e agradável. Eu só tenho a agradecer a Prefeitura e aos professores que são sensacionais”, disse Maria.
Na CIC
Na Cidade Industrial de Curitiba o Centro de Iniciação ao Esporte da CIC também oferece uma série de atividades para todas as idades. Janete Boze, 74 anos, participa das aulas de ginástica todas as terças e quintas-feiras. Para a aposentada, as aulas são muito importantes para o bem-estar e claro para bater um papo com as amigas.
“As aulas são muito boas. Desde da inauguração aqui do Centro eu não perco uma aula sequer. O espaço é ótimo, nosso professor é sensacional e tudo é muito bem cuidado”, completou dona Janete.
Além de ginástica, o Centro de Iniciação do Esporte da CIC oferece aulas gratuitas de futsal, futevôlei, voleibol, vôlei de praia, esgrima, tênis de mesa, judô, basquete, corrida, caminhada, alongamento e treinamento funcional.
“As atividades que oferecemos aqui contribuem para o condicionamento físico e para o estímulo da prática esportiva, além, é claro, de ajudar a promover o desenvolvimento social e comunitário das crianças e adolescentes da região”, afirmou o professor de Educação Física Fabio Luis Ribeiro de Lima, que desde a inauguração do espaço ministra aulas das mais diversas modalidades.
Escola + Esporte = 10
Os dois centros de iniciação esportiva também recebem os alunos das escolas municipais do Projeto Escola + Esporte=10, uma parceria da Smelj com a Secretaria Municipal da Educação que oferece a prática de esportes e atividades físicas, de forma descentralizada e gratuita, no contraturno escolar.
As atividades ocorrem de segunda a sábado, nos períodos da manhã, tarde e noite (das 7h às 21h), conforme a faixa etária, a disponibilidade funcional e as características de cada Centro Esportivo.
Qualquer cidadão pode participar das aulas oferecidas nos centros, basta acessar o Portal Curitiba em Movimento e garantir sua vaga.