Começa a escavação de trincheira na Avenida Jacob Macanhan

Começa a escavação de trincheira na Avenida Jacob Macanhan

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O obra tem como objetivo acabar com um dos mais perigosos cruzamentos rodoviários da Região Metropolitana de Curitiba

As equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) iniciaram a escavação da nova trincheira no cruzamento da Avenida Jacob Macanhan com a Rodovia João Lepoldo Jacomel. A estimativa é que está obra será liberada ainda neste ano.

Os trabalhadores realizam as escavações para o rebaixamento da PR-415, que passará por baixo da trincheira. Ao longo do trecho 380 metros serão retirados cerca de 80 mil metros cúbicos de terra, pavimento, brita e pedras no local.

Também está em fase de conclusão a concretagem das paredes de diafragma, que farão a contenção das marginais da rodovia onde é feito o rebaixamento. As equipes estão construindo as cabeceiras da trincheira na Rua Jacob Macanhan e na Avenida Camilo Di Lellis.

Toda a base do pavimento já foi concluída e resta apenas terminar o asfalto definitivo, etapa que será executada quando todo o concreto da trincheira estiver seco.

Estas melhorias fazem parte da duplicação da PR-415 – a Rodovia João Leopoldo Jacomel, que liga os municípios de Curitiba, Pinhais e Piraquara. O investimento é de R$ 162 milhões nesta duplicação. Por dia, cerca de 25 mil veículos circulam pela Rodovia João Leopoldo Jacomel.

VIADUTO

Próximo ao supermercado Carrefour, seguem em andamento as obras de fundação do novo viaduto, que terá 200 metros de extensão e 26,60 metros de largura. Ele passará por cima da linha de trem que existe no local, aumentando a segurança de motoristas que circulam pela região. Serão usados 8.800 metros cúbicos de concreto e 1.400 toneladas de aço só na fundação do viaduto.

DUPLICAÇÃO

Ao longo PR-415 são executadas obras de pavimentação, drenagem e de contenção de encostas. Serão 14 quilômetros totalmente revitalizados entre Pinhais e Piraquara, com seis faixas de circulação em alguns trechos.

As obras incluem ainda uma alça de retorno, dois bolsões de retornos, 14 quilômetros de calçadas e ciclovias, oito passarelas, seis muros de contenção, um muro de arrimo na adutora da Sanepar (próximo ao Carrefour) e iluminação central em todo o trecho. Além disso, as pontes sobre os rios Iraí, Piraquara e Atuba são alargadas, com a inclusão de novas pistas.

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