Comec realiza reunião do Conselho de Transporte Coletivo da RMC

Comec realiza reunião do Conselho de Transporte Coletivo da RMC

reunião do Conselho de Transporte Coletivo
O encontro teve como principal objetivo apresentar e debater a minuta do Regimento Interno do Conselho e trazer um panorama com os números da operação e impactos causados pela pandemia de Covid-19

A Comec realizou na tarde do dia 28 de setembro, terça-feira, a 3ª reunião ordinária do ano de 2021 do Conselho de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Curitiba. O encontro teve como principal objetivo apresentar e debater a minuta do Regimento Interno do Conselho, trazer um panorama com os números da operação e impactos causados pela pandemia de Covid-19, além de uma breve explicação do estudo contratado pela Comec em elaboração pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas – FEPESE.

Gilson Santos, presidente da Comec
Gilson Santos, presidente da Comec

Para o presidente da Comec, Gilson Santos, o encontro é uma oportunidade de debater políticas e programas de forma compartilhada com os municípios. “O transporte coletivo foi muito impactado pela pandemia de Covid-19 e precisará passar por uma grande transformação. E queremos que estas decisões sejam tomadas de forma compartilhada com os municípios, pois entendemos que é a melhor maneira de propor um sistema mais próximo das necessidades da população”, destacou.

ESTUDO

Um dos principais desafios do Conselho será a licitação do Sistema de Transporte Coletivo que, segundo o diretor de Transporte da Comec, William Corrêa, deverá ocorrer em 2022. “Nós contratamos um amplo estudo que está sendo elaborado pela FEPESE e é dividido em três produtos. Uma pesquisa de origem e destino, a atualização do cálculo tarifário e a modelagem econômico-financeira do sistema com o estabelecimento de cenários para a licitação. Ao fim de todo este estudo teremos informações atualizadas e que nos nortearão na elaboração do edital de licitação do transporte. Será um trabalho complexo e que exigirá um amplo esforço de todos os presentes. Mas com certeza muito produtivo”, destacou.

GESTÃO COMPARTILHADA

Um dos temas tratados durante o encontro foi a apresentação da minuta do Regimento Interno do Conselho. Ela propõe, entre outras regras e definições, a divisão de pesos dos votos das instituições nas decisões que serão tomadas pelo Conselho. O objetivo é que todas as mudanças envolvendo o Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Curitiba passem a ser decididas de forma colegiada pelos seus integrantes.

A gestão compartilhada entre Estado e municípios é uma determinação prevista no Estatuto da Metrópole – Lei Federal no 13.089/2015, que estabelece as diretrizes para as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas instituídas pelos Estados.

PANDEMIA

Durante o encontro, foram apresentados também alguns números referentes ao Sistema de Transporte Coletivo, principalmente o impacto causado pela pandemia de Covid-19. Segundo o técnico do Departamento de Transporte da Comec, o engenheiro Lucas Yuri, o número de usuários do sistema ainda é inferior ao período anterior ao da pandemia e isso tem gerado diminuição das receitas e necessidade de reajustes na operação. “A manutenção do sistema e em especial da tarifa social, hoje na média de R$ 4,59, só foi possível graças ao subsídio do Governo do Estado, caso contrário a tarifa poderia chegar a R$ 8,99, que é hoje a tarifa técnica do sistema”, destacou.

Para o representante do município de Curitiba, o diretor de Transporte da URBS, Aldemar Venancio Martins Neto, “a construção conjunta deste sistema é fundamental, pois não basta mais pensar em Curitiba sem pensar nas cidades que fazem parte desta grande metrópole”, destacou.

Entre os acima citados, participaram da reunião o prefeito de Campo Magro, Claudio Casagrande; o vice-prefeito de Contenda, Gilmar Camargo Rosa; o diretor Administrativo e Financeiro da Comec, Rodrigo Stica; o representante de Curitiba e diretor de Transporte da URBS, Aldemar Venancio Martins Neto; a representante da Sedu, Márcia de Oliveira Amorin; o representante de Araucária, Wilmer Jacó da Silva; o representante de Fazenda Rio Grande, o secretário Cel. Lanes Randal Prates; o representante de Piraquara, o secretário Tiago Alves; o representante de Quatro Barras, o secretário Levi Renato dos Santos Camargo; a representante de Rio Branco do Sul, a secretária Nádia Besciak; o representante de Quitandinha, Luiz Carlos Lechinoski; a representante de Pinhais, Yoná Lemos Ruthes; o representante de Mandirituba, Wagner Brasque Vieira; o representante de Itaperuçu, Douglas de Oliveira Franco Filho; o representante de Colombo, Marcello Albuquerque; a representante de Balsa Nova, Bianca Bonka; a representante de Almirante Tamandaré, a secretária sra. Jocelia Fonseca; o representante de São José dos Pinhais, o sr. Elcio Luiz Karas; o representante do ConCidades, Orlando Bonette; o técnico da Comec, advogado Paulo Costa; o técnico da Comec, advogado Claudio José Zerbeto Assis; a técnica da Comec, Monyse Takaki; a representante da Agepar, Cinthia Letto.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress