Comec apresenta bilhetagem eletrônica para transportes coletivos da RMC

Comec apresenta bilhetagem eletrônica para transportes coletivos da RMC

sjp01

Foto: Pedro Ribas/ANPR

Uma apresentação sobre as mudanças da bilhetagem eletrônica, cujo serviço estará disponível a partir de 5 de agosto aos passageiros das linhas de ônibus metropolitanas, foi realizada na quarta-feira (15) pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

O prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, e o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Cláudio Alves, prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e representantes do Tribunal de Contas do Estado participaram do evento.

A implantação do cartão eletromagnético para pagamento das tarifas do transporte coletivo trará mais transparência e segurança para o sistema, que transporta diariamente mais de 460 mil usuários. Os custos da nova operação serão bancados exclusivamente pelas empresas de transporte, de acordo com a negociação com o Governo do Estado, sem nenhum acréscimo nas tarifas de ônibus.

“Com todas as características, o transporte coletivo metropolitano terá o sistema mais moderno em relação à bilhetagem eletrônica do Brasil”, afirma o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior. A tecnologia é da Transdata e a gestão do sistema será da Metrocard, associação que representa as empresas operadoras do transporte coletivo da Região Metropolitana. Com a ferramenta será possível, por exemplo, controlar a frota, os horários, a velocidade, número de passageiros, número de isentos e pagamento às empresas.

O presidente da Comec, Omar Akel, destacou que toda informação será integrada à base de dados do Estado pela Celepar. “A implantação da ferramenta é necessária após a desintegração do sistema com Curitiba. Com diálogo e entendimento, conseguimos avançar e ter um dos mais modernos sistemas de bilhetagem”, disse Akel.

Com a mudança, o sistema não aceitará mais os pagamentos com vales de papel e nem com o cartão transporte da Prefeitura de Curitiba. “É importante destacar que o novo sistema não acarretará em aumento de passagem. A Comec retirou os custos da bilhetagem das planilhas da empresa”, disse Omar Akel. A primeira via dos cartões transporte será distribuída gratuitamente aos usuários através das unidades da Metrocard. O cartão será lido em todas as linhas de ônibus da RMC.

O sistema tem outra importante funcionalidade, que é um aplicativo para celulares para acompanhamento, em tempo real, da localização e horário de chegada dos ônibus. Por meio do georreferenciamento, será possível o usuário saber a localização dos ônibus da linha selecionada e saber se o serviço está pontual, atrasado ou adiantado. Até final de setembro, todos os 500 veículos da frota que atendem a rede metropolitana serão equipados com GPS.

Além de ajudar o passageiro, o sistema também fornecerá informações às empresas para reduzir custos em manutenção, desgaste mecânico e consumo de combustíveis. A ferramenta marcará, por exemplo, excessos de velocidade, aceleração e freadas bruscas e o consumo de combustível de cada veículo. “É um sistema moderno que garantirá à Comec acesso a todas as informações geradas pela bilhetagem. Queremos transparência para aprimorar ainda mais a ferramenta”, disse Lessandro Zen, presidente da Metrocard.

Segurança

O usuário que tiver direito ao passe livre e emprestar o cartão para outra pessoa será notificado e poderá ter o benefício suspenso ou até cancelado. É que o sistema implantado na Rede Metropolitana de Curitiba terá identificação biométrica facial para combater esse tipo de fraude.

“Câmeras instaladas nos veículos irão fazer o reconhecimento facial do usuário, comparando o rosto com a foto armazenada no banco de dados”, explicou Omar Akel. Além de controlar o uso do cartão, o sistema trará mais segurança para os usuários. As câmeras estarão sempre ligadas filmando todas as pessoas que entrarem no ônibus. Caso necessário, os dados serão encaminhados às polícias militares e civis.

Aprovação

Para garantir mais segurança e melhorar a transparência do sistema, a implantação da bilhetagem eletrônica era muito aguardada pelos prefeitos da RMC. A expectativa do presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana e Prefeito de Contenda, Carlos Eugênio Stabach, é que o sistema melhore a qualidade do transporte na região. “Desde que assumi essa era uma revindicação importante. A bilhetagem vai dar tranquilidade e muito mais praticidade que o usuário precisa. A espera valeu muito”, disse. Ele elogiou a transparência da ferramenta e destacou que o ponto forte é o usuário conseguir saber a localização exata dos ônibus.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress