Com o tema “Celebre a vida”, Curitiba abriu, na noite do dia 22 de novembro, , no Largo da Ordem, a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022. A cerimônia deu início às comemorações natalinas da cidade e reuniu moradores, turistas, autoridades e patrocinadores no Memorial de Curitiba. Serão mais de 130 atrações gratuitas.
“Com alegria, vamos agora celebrar a vida. Serão 31 noites de festa desse Natal que é o mais bonito e o mais animado do Brasil. O Natal é também um evento de prosperidade para a cidade”, disse o prefeito Rafael Greca no lançamento.
“Quero agradecer a todos e a cada um dos patrocinadores. Vocês representam o rosto amoroso da cidade. Vocês multiplicam a felicidade das pessoas”, declarou Greca ao homenagear, ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone, os representantes das empresas parceiras no evento.
O prefeito também agradeceu aos artistas que integram o elenco do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 e pediu aos presentes que peçam nota se fizerem compras durante este período.
Prevenção
Em entrevista, Greca recomendou que os que puderem, usem máscara, como forma de prevenção ou que aproveitem os circuitos que podem ser apreciados do carro como os Caminhos de Luz da Ligga, nos parques Barigui e Náutico.
“Queremos valorizar a vida, sem descuidar das cautelas da saúde. Vamos fazer um Natal seguro, feliz e solidário, um Natal essencialmente cristão”, disse aos jornalistas que cobriram o lançamento do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022.
Enquanto a imensa árvore do Memorial de Curitiba era acesa, muita gente fez o registro pelo celular. Após a apresentação da soprano Ornella de Luca, do tenor Vittorio Sacarpi, e do pianista Thiago Teixeira, a plateia foi surpreendida por um flash mob.
Um a um, cantores e atores que estavam sentados junto com o público levantaram-se e interpretaram a canção “A paz”, do Roupa Nova. Muitas pessoas cantaram junto com os artistas, num clima de muita alegria.
O primeiro evento do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, após o lançamento oficial, foi uma versão mais curta do Auto Espírito de Amor e Confraternização, que volta a ser realizado neste ano.
Natal contagiante
Quem passa pelas ruas de Curitiba pode perceber a movimentação que o Natal provoca. Ruas, parques, praças, pontos turísticos da cidade são enfeitados e iluminados para lembrar a data.
A grande celebração da capital paranaense vem sendo realizada desde 2017 e a cada ano se consolida tornando a cidade uma referência turística nesta época do ano. 2022 é o ano com o maior número de patrocinadores – são 14 ao todo.
O diretor de Marketing da Ligga, que é uma das patrocinadoras, Rocky Santos, comemorou a participação da empresa no Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022.
“No ano passado, vimos a grandiosidade do Natal de Curitiba e para este ano, sem a pandemia, temos certeza que vai ainda melhor. É um orgulho para a Ligga, empresa paranaense, fazer parte do maior Natal do Brasil. Sabemos do enorme potencial do Natal de Curitiba. São esses esforços, em tantas frentes, que tornam o nosso Natal o maior do Brasil, não só como um destino turístico, mas também como referência de movimentação econômica para o período”, declarou.
O que há para ver e viver
A programação se espalha pela cidade e mobiliza os moradores.
Árvores de Natal de diferentes tamanhos, globos e caminhos iluminados criam passeios que podem ser feitos a pé, de carro, de bicicleta. Roda-gigante, carrossel, shows musicais, de teatro, dança, circo movimentarão a cidade, autos de Natal a céu aberto.
Espaços que estão no caminho dos curitibanos serão transformados, como a Praça Afonso Botelho, os parques Náutico e Barigui, o Jardim Botânico e o tradicional espetáculo do Palácio Avenida, no calçadão da Rua XV de Novembro, com o seu emocionante coral mirim. A programação passa ainda pelas Ruas da Cidadania decoradas para a data e com música e teatro para a população, as feiras natalinas das praças Osório e Santos Andrade, com oferta de alimentos e enfeites produzidos por artesãos locais.