Apesar de um 2021 turbulento no setor econômico, o Paraná conseguiu fazer o caminho contrário, com números positivos na geração de emprego e chegada de investimentos, na comparação a outros estados, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste sentido, a Invest Paraná, agência de atração de investimentos responsável por buscar empresas e fomentar o crescimento das cidades, cumpriu papel fundamental, contando com a experiência do ex-prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack, que atualmente é agente de desenvolvimento na autarquia.
Dados do IBGE apontam que o desemprego caiu no Paraná no terceiro trimestre de 2021 (julho a setembro), chegando a 8%, um ponto percentual a menos do que no segundo trimestre (abril a junho). Foi o quinto menor indicador do País, que tem média de 12,6%. Durante todo o ano, a Invest Paraná trabalhou em várias frentes para a chegada de novas empresas, com resultados positivos especialmente na Região Metropolitana de Curitiba, onde Wozniack tem experiência, de quando foi presidente da Asssociação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).
“Quando assumi o cargo em abril, passamos a trabalhar nesta frente de encontrar empresas e cidades com potencial para recebê-las. A experiência com o mandato como prefeito, pelo contato junto às Câmaras Municipais, é fundamental. Minha missão é conversar com os prefeitos e dar atenção a política de incentivos, para criar um ambiente favorável de negócio. Percorri dezenas de cidades para falar sobre a importância do administrador municipal oferecer impostos mais baratos e tornar o município mais atrativo, como consequência disso vem uma geração de empregos e investimentos na economia da cidade”, disse Wozniack.
Somente na área de novos negócios e mercados, mais de 50 prefeitos e lideranças municipais foram recebidos pela Invest. Cerca de 60 empresas, nos oito meses de Wozniack no cargo, procuraram a autarquia com a intenção de investir no Paraná. “Fazemos a ponte entre o município e a empresa, colocando os envolvidos a par de programas de incentivo do Governo do Paraná por meio da Fomento e o BRDE”, explicou.
Na Região Metropolitana de Curitiba, destaca-se a chegada de uma empresa de call center a Agudos do Sul, por exemplo, gera mais de 30 empregos diretos e uma receita mensal de R$ 60 mil. Também se destaca a CSN Cimentos, que prepara um investimento bilionário em Cerro Azul, a 80 quilômetros de Curitiba, região do Vale da Ribeira. O trabalho de Wozniack na Invest Paraná vai além, na busca por soluções para demandas nas diversas áreas da administração municipal.
“A Invest tem uma plataforma para receber novas ideias que melhoram o ambiente da gestão pública, o Inova Invest. Essa plataforma faz o produto ser levado para uma banca de técnicos e temos o caso do token da telemedicina, que veio pela Invest, passou pela banca, e foi emitido um parecer de que o produto entrega aquilo que propõem. Hoje, a telemedicina é uma realidade e o token da saúde está sendo utilizado em Piên, onde com o acompanhamento de uma enfermeira são feitas as consultas de especialidade. É um sistema inovador, que chegou pela Invest, e tem trazido ótimos resultados”, disse.
Somente em 2021, 59 startups se inscreveram no programa, 23 foram credenciadas nos setores de tecnologia, gestão e mobilidade sustentável. Outro ponto de destaque, em que a experiência como gestor público de Wozniack foi fundamental, é a coleta de resíduos sólidos urbanos. “Nós temos hoje, pela Invest, empresas chanceladas para o fim do resíduo sólido urbano, que antes iam para aterros e agora vão para caldeiras, onde são utilizadas depois até como combustível. A experiência de um ex-prefeito, que viveu no dia a dia as dificuldades do gestor, é fundamental neste sentido, para achar soluções viáveis”, explicou.
Perfil da cidade
Uma grande conquista da autarquia em 2021 foi o Invest Cidades, plataforma online que oferece um roteiro para estruturação de um plano de atração de investimento focado nas oportunidades locais, onde os próprios gestores colocam o perfil do município e são treinados para atrair empresas.
“Nesta plataforma eletrônica, os municípios colocam o perfil socioeconômico, plano de trabalho e alimentam informações sobre potencial de mão-de-obra e rodovias, além de imóveis industriais e comerciais disponíveis para o investimento. Um ponto importante que a gente tem notado é a necessidade da qualificação de mão-de-obra, que é algo que as empresas têm focado muito”, ponderou Wozniack.
Com o perfil traçado no Invest Cidade e uma perspectiva de retomada econômica ainda maior, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a expectativa é de um 2022 com a chegada de ainda mais empresas. “A gente tem uma grande demanda para a chegada de empresas na área de turismo e também de indústrias querem expandir os negócios no Paraná. Só de empresas internacionais, temos uma lista de valores bilionários. Muito dinheiro, de fora do país, que deve entrar no estado. Teremos um 2022 muito movimentado no setor econômico”, concluiu Wozniack.