A Prefeitura de Curitiba deu início à capacitação especialmente voltada a reforçar o descarte correto do lixo reciclável por parte dos departamentos ligados à administração municipal. As ações começaram nesta semana pela Administração Regional do Tatuquara e pelas sedes da Secretaria de Trânsito e da Urbs (empresa que administra o transporte coletivo da capital).
Até o fim do ano, cerca de seis mil servidores deverão ser capacitados em seus locais de trabalho – são os chefes de departamento, que servirão como multiplicadores da iniciativa.
O objetivo é priorizar a destinação dos resíduos sólidos recicláveis prioritariamente às associações e cooperativas de catadores integrantes do Programa Ecocidadão, por meio do Programa de Coleta Seletiva Solidária.
Curitiba tem 40 associações cadastradas no Ecocidadão, com cerca de 800 catadores que geram renda por meio do trabalho de reciclagem.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) é o órgão responsável pela implantação, orientação, fiscalização e supervisão dessas medidas.
Para a gerente de Educação Ambiental da secretaria, Leila Maria Zem, a iniciativa, além de ser uma questão legal prevista pelo Decreto 1252/2018, representa um avanço na área de sustentabilidade do município.
Local
Na Regional Tatuquara, por exemplo, as associações Itaqui e Terra Santa foram nomeadas para semanalmente recolherem os materiais gerados na estrutura da administração regional, que também passa a ser um local de recolhimento de lixo eletroeletrônico.
O administrador regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar, ressalta que a busca pelas melhores alternativas de sustentabilidade é um dever tanto do poder público quanto do setor privado.
Modelo
A capacitação está sendo feito em grupos pequenos, respeitando os protocolos de distanciamento em decorrência da covid-19.