Na quarta-feira (27/1), após a divulgação do novo decreto de Curitiba, que retomou as medidas restritivas da bandeira de alerta amarela contra a Covid-19, prefeitos e secretários da saúde dos municípios da Região Metropolitana receberam orientações da equipe técnica da capital para criação de um decreto conjunto contra o avanço da doença.
A reunião com os prefeitos, que fazem parte do Fórum Metropolitano de Combate à Covid, foi conduzida pelo vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. Ele representou o prefeito Rafael Greca, presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).
“É muito importante que tenhamos na Grande Curitiba um decreto unificado capaz de frear a disseminação do vírus em toda a região. Afinal, Curitiba e região são uma só. Com diálogo, chegamos a quase 90% de entendimento facilitando o cuidado sanitário e a fiscalização municipal”, afirmou Pimentel, que também é o coordenador municipal de Ações Integradas com a Região Metropolitana de Curitiba.
O vice-prefeito lembrou ainda que o decreto metropolitano é orientativo, podendo cada prefeito fazer alterações de acordo com a característica local.
“Prestamos um serviço de auxílio técnico e jurídico oferecendo aos municípios um decreto referendado por excelentes profissionais do Comitê de Técnica e Ética Médica de Curitiba”, afirmou ele.
De acordo com o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, presidente do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), o auxílio de Curitiba na elaboração do decreto metropolitano é fundamental aos municípios da RMC.
“É muito importante que toda a região de Curitiba esteja alinhada para a tomada da decisão mais correta para contermos a disseminação do coronavírus. O apoio técnico de Curitiba tem sido imprescindível”, afirmou o prefeito.
Além dos prefeitos, também participaram da reunião o secretário municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana, Leverci Silveira Filho, e a assessora especial do gabinete do prefeito Rafael Greca, Cibele Fernandes Dias.
Novo decreto
Após 61 dias de medidas restritivas, sob bandeira laranja, Curitiba retornou na quinta-feira (28/01) para a bandeira amarela. As mudanças constam no decreto municipal nº 180, com vigência de 14 dias. Mercados, shoppings e outros comércios voltam a funcionar aos domingos. Bares continuam proibidos.
Estabelecimentos destinados a eventos culturais, como circos, teatros, cinemas, museus, estão liberados com limitação de público: 50% da capacidade. Já estabelecimentos de eventos sociais, como casas de festas, têm limitação de 50 pessoas.
As medidas restritivas adotadas pela Prefeitura de Curitiba nesses dois meses ajudaram estabilizar o número de casos de Covid-19, o que possibilitou retomar algumas atividades. No entanto, a recomendação do Comitê de Técnica e Ética Médica, da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, é cautela.