A Secretaria de Saúde, com o apoio do Governo do Estado, dará mais um passo importante no atendimento médico dos colombenses. Desde o dia 1º de dezembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) contará com o serviço ALFA, composto por um médico, um enfermeiro e um socorrista na equipe.
O prefeito Helder Lazarotto destacou a importância de mais esta conquista para o município, tornando base da Microrregião Nordeste da Região Metropolitana de Curitiba, que passa a atender também Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Bocaiúva do Sul. “Com mais este serviço, vamos conseguir atender situações mais graves e encaminhar para o nosso hospital de referência”, completou.
De acordo com a secretária de Saúde, Marilda Zanoni, a chegada de uma ambulância de suporte avançado irá fortalecer os atendimentos de urgência e emergência no município e cidades vizinhas.
SAMU
O SAMU Colombo está localizado na Rua das Perobeiras, 210 – Guaraituba. Para acionar o atendimento, basta ligar para a central do 192.
Quando solicitar
- Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
- Intoxicação exógena e envenenamento;
- Queimaduras graves;
- Na ocorrência de maus tratos;
- Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
- Em tentativas de suicídio;
- Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
- Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
- Afogamentos;
- Choque elétrico;
- Acidentes com produtos perigosos;
- Suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
- Agressão por arma de fogo ou arma branca;
- Soterramento, Desabamento;
- Crises convulsivas;
- Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
- Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.