sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Colégio Newton Freire Maia recebe projeto Escola Agrícola 4.0

Colégio Newton Freire Maia recebe projeto Escola Agrícola 4.0

A iniciativa prevê a modernização do ensino técnico agrícola do Paraná

A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, participou nesta terça-feira (1º) de solenidade promovida pelo Governo do Estado para a apresentação do projeto Escola Agrícola 4.0, no CEEP Newton Freire Maia. A iniciativa prevê a modernização do ensino técnico agrícola do Paraná, a partir do laboratório de inovações utilizado pelo colégio em Pinhais.

O vice-governador Darci Piana participou da assinatura dos protocolos de cooperação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para viabilizar os projetos, um com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e outro com o Consulado Geral de Israel em São Paulo e com a Câmara de Comércio Brasil-Israel.

Por meio do consulado e da Câmara de Comércio Brasil-Israel, a unidade recebeu a doação de um biodigestor da marca HomeBiogas. O equipamento já está em uso pelos estudantes, que utilizam os dejetos dos animais criados no colégio agrícola para a geração de biogás. O combustível, por sua vez, abastece a agroindústria que também é tocada pelos alunos.

Já a cooperação com a Superintendência Ciência, Tecnologia e Ensino Superior prevê um fortalecimento das atividades acadêmicas da unidade. Segundo o governo estadual, os estudantes poderão ter acesso a estágios, bolsas de estudo e outros projetos acadêmicos por meio das sete universidades estaduais do Paraná.

No uso da palavra, a prefeita Rosa Maria exaltou a iniciativa que será desenvolvida em Pinhais, incluindo a parceria entre Brasil e Israel. “O Colégio Newton Freire Maia é um centro de excelência de produção do conhecimento, que orgulha muito nossa cidade. Desejo que esses meninos e meninas que representam aqui tantos municípios e que representam aquilo que a educação faz, que é a transformação da sociedade, para além de serem grandes técnicos agrícolas, engenheiros, pesquisadores, muitos também se tornem professores e professoras. E quando os países e as nações se unem, trocando experiências, o mundo fica melhor”, afirmou a prefeita.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress