por Noelcir Bello
Regiane Slomski, professora de Matemática do Colégio Mathias Jacomel, incentiva seus alunos em diversos projetos de ensino. O resultado é um aprendizado dinâmico e com ainda mais qualidade.
Após Cecília, aluna da professora Regiane, ter conquistado a medalha de ouro nas Olimpíadas de Matemática do MEC, veio a segunda conquista do ano para o Colégio, a segunda colocação no Programa Hora do Código, desenvolvido pelo Governo Estadual.
Na última semana do ano letivo de 2016, representantes da Secretaria de Educação do Estado do Paraná visitaram o Colégio para premiar o trabalho da professora Regiane. Na ocasião, foram entregues ao Colégio Mathias Jacomel dois kits de robótica, que visam auxiliar o ensino de todos os alunos.
O programa
O Programa Hora do Código é um movimento internacional que ocorre em cerca de 180 países e promove o aprendizado de programação de computadores de modo acessível. Ele propõe que cada escola destine uma hora por aula ou que trabalhe o conteúdo no contraturno escolar. Na plataforma, os professores e alunos tiveram acesso a vídeos aulas com importantes nomes da informática como Bill Gates e Mark Zuckerberg, dentre outros.
Segundo a Regiane, o aluno é levado a tomar decisões, interagindo com outros alunos. O participante tem total autonomia na sua tomada de decisão, sendo fiscalizado e acompanhado de perto pela equipe da SEED, que visualiza todas as informações através de e-mails enviados pela professora. “Após inscrever o Colégio, passamos a ter o compromisso de atualizar as criações e desempenho dos nossos alunos. Trata-se de um concurso onde as escolas estaduais participam de uma disputa entre si. Mais de cem colégios do Paraná participaram dessa disputa e nós obtivemos a segunda colocação”, comemorou a professora.
O projeto consiste em um jogo online, dotado de diversas fases, onde o aluno vai construindo novos personagens e passando os níveis. No Colégio Mathias Jacomel, os alunos escolheram o Jogo Frozen e a Era do Gelo. Esses jogos são ligados à programação de computadores e estavam disponíveis no site do Governo do Estado, que acompanha de perto a evolução dos alunos.
Alunos ainda mais interessados
Por se tratar de uma atividade que envolvia jogos e desafios, o interesse dos alunos aumentava a cada aula de matemática, que foram ministradas na sala de informática da escola, quando, em duplas, os alunos iam desenvolvendo e criando novas ideias.
Regina acredita que com a chegada dos kits na escola, há a possibilidade de aumentar ainda mais o interesse por parte dos alunos. “O programa serviu como estímulo para os alunos saírem um pouco do contexto teórico da sala e despertarem a criatividade para o mundo da programação. Agora todos eles terão acesso aos kits de robótica e, desta forma, o rendimento escolar tende a aumentar e os alunos estarão motivados a desenvolverem seus projetos e ideias dentro da escola”, comentou Regiane.
Nesta, que foi a primeira participação do colégio, a professora aplicou o projeto para as turmas de sexto, sétimo e oitavo anos, em suas aulas de matemática, porém para estes jogos não há limite de idade para a participação. “O que prende a atenção dos alunos é o fato deles poderem desenvolver o seu avatar (boneco) e acompanhar o seu trabalho e esforço sendo reconhecido através das conquistas dos níveis no jogo”, finalizou a professora.
Incentivo
A diretora do Colégio Mathias Jacomel, Ana Olímpia, contou que adora a ideia de desenvolver projetos novos na escola e que costuma incentivar todas as iniciativas dos professores, desde que estes possam somar na educação dos alunos e desenvolvimento educacional de todos os envolvidos. “Mais uma vez estou muito feliz e orgulhosa pelo trabalho da professora Regiane, assim como dos nossos alunos que se empenharam muito na execução das tarefas. Tenho certeza que a vinda destes kits de robótica irão nos auxiliar para que possamos melhorar ainda mais a qualidade do ensino em nosso Colégio”, garantiu.