A mais antiga instituição de ensino particular de Pinhais, o Colégio João Paulo II, não se limita ao ensino convencional, no qual tornaram-se tradicionais algumas disciplinas, como matemática, língua portuguesa, física, química etc.
O João Paulo II vai além do que a legislação determina, entendendo que muito mais importante do que preparar o aluno para o vestibular é, também, fundamental preparar o cidadão de amanhã, resgatando valores como solidariedade, caridade, coleguismo e sociabilidade, os quais a sociedade moderna parece ter esquecido.
Ações de cidadania
E para estimular a solidariedade e a caridade, por exemplo, campanhas em prol dos mais necessitados são organizadas constantemente, sempre com a participação dos pais, alunos e professores. Além de trabalhar o ensino convencional, na formação do caráter do cidadão, o Colégio João Paulo II não esqueceu o quanto é importante cuidar da mente, mas sem deixar de lado o corpo, ou seja, a saúde física. Sendo assim, oferece atividades físicas como natação, tênis, futebol sintético, tae-kwon-do e ginástica rítmica.
“FERAS DO BATUQUE”
A fanfarra do Colégio João Paulo II
A música, importante ferramenta de sociabilização, também integra as atividades do Colégio. E com o objetivo de mostrar este vasto universo, o João Paulo II mantém há 19 anos a fanfarra mais tradicional da cidade.
Segundo o Diretor Emerson Pereira, em 1.996 ecoaram os primeiros batuques. Nascia naquele momento a Fanfarra do Colégio João Paulo II. E de lá para cá, as notas musicais da “Feras do Batuque”, como é conhecida, não pararam de ecoar na cidade.
“Parece que foi outro dia. Mas, crianças viraram adultos. Adultos se tornaram pais, e seus filhos trilham os mesmos caminhos. E, assim, a Fanfarra do Colégio João Paulo II completou dezenove anos”, lembra o Diretor
1ª Mostra de Fanfarras
Com o objetivo de mostrar o trabalho realizado pelos integrantes da “Feras do Batuque” e de outras fanfarras, no dia 31 de outubro, um sábado chuvoso, o João Paulo II realizou a 1ª Mostra de Fanfarras do Colégio. O evento, além da Fanfarra do João Paulo II, contou com a participação da Fanfarra Tambores de Fogo, do Colégio Estadual Amyntas de Barros (sob a regência do Professor Roberto Falcione) e a Fanfarra Trovão Azul, do Colégio Estadual Mathias Jacomel (sob a regência de Paulo Sergio).
Diversas atrações
Além das fanfarras, o evento contou com outras diversas atividades.
Exibição de Tae-Kwon-Do. Apresentada pelos alunos do Colégio João Paulo II, com a coordenação do Professor Marquinhos.
Monólogo. O ator Rodrigo, conhecido como Dom Pedro, apresentou a peça “1.500, a chegada: do espelho ao celular”.
Ginástica Rítmica. Com as alunas do Colégio João Paulo II, coordenada pela Professora Thais.
Capoeira. Apresentação do Grupo Paranaense de Capoeira, sob comando do famoso Mestre Sergipe, que trouxe a capoeira para o Paraná
“Chave de Ouro”
Após as apresentações da fanfarras convidadas, a “Feras do Batuque”, do Colégio João Paulo II, encerrou a programação com “chave de ouro”. A Fanfarra Feras do Batuque é composta pelos seguintes alunos: Wellen Alves, Maísa Ferreira, Ana Hulbrih, Bianca Lobo, Lucas da Silva, Mariângela Godoi, Luana Caroline, Caroline Selski, Matheus Rosa, Vitoria Santos, Eduardo Soares, Emanuela de Cristo, Kaike Alan, Paulo Ricardo, Victor Manuel, Douglas Brandão, Maria Eduarda Rohoff, Laura Godoy, Lucas Spech, Gustavo Ramos, Eduardo Eugenio, Dylan, Isabella, Marlon Magnos, Raphaela Cristo, Guilherme Vinicius, Lucas Harturig, Samara Ferreira, Aline Ferreira, Maikon, João, Kethelyn Vitoria, João Pedro Godoy, Aleff Hanturig, Julia Wollf, Everton Oliveira.
Participações da Feras do Batuque em 2015:
– 4ª Mostra de Fanfarras e Bandas de Pinhais, realizada no Ginásio Poliesportivo
– Desfile Cívico da Avenida Camilo de Lellis
– Tradicional Desfile do Colégio João Paulo II, na Avenida Iraí;
– Lançamento oficial do CD de pagode gospel “Infinito Amor”, de Guigo Fontoura.
Agradecimentos
Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que, com muito empenho, colaboraram para a realização do evento. São eles: Marcelo e Fabiano (motoristas do Colégio João Paulo II), Maestro Anderson Treme Terra/Feras do Batuque, Turma de Piraquara/Treme Terra, Professora Alexandra Demoliner (minha esposa), Dona Creuza (chefe da limpeza), Dona Elza, Rosana, Alejandro (inspetor disciplinar, Professor Marquinhos (Tae-Kwon-Do), Professora Thais (Ginástica Rítmica), Ernando (Plottar), Maestro Professor Roberto Falcione (Tambores de Fogo), Maestro Paulo Sergio (Trovão Azul), Evaldo (locutor), Capoerista Nica e esposa, Tia Cena e Eliane (inspetoras), Aleandro (segurança), Rodrigo (ator), Jaqueline e Ângela (cantina). Nossos agradecimentos também aos alunos e pais participantes.
“As flores do amanhã estão contidas nas sementes do hoje.”
Emerson T. R. Pereira – Diretor