O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Paraná recebeu no dia 23 de maio, segunda-feira, Misael Duarte Pimenta Neto como novo integrante. A solenidade de posse foi realizada no auditório do Bloco II da sede institucional, em Curitiba, com a presença de integrantes do MPPR, amigos, familiares e autoridades convidadas.
Na abertura da cerimônia, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, o empossando recebeu a tradicional veste talar, colocada pelas filhas, Cynthia Regina e Bruna Lethicia. Em seguida, prestou o compromisso legal e assinou o termo de posse, lido pelo secretário do Conselho Superior do MPPR, o promotor de Justiça Wilde Soares Pugliese.
Boas-vindas
Em nome do Colégio de Procuradores, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Mauro Sérgio Rocha, deu as boas-vindas a Misael Duarte Pimenta Neto, destacando a postura sempre elegante e cordial do novo procurador, que se caracteriza pelo respeito à pluralidade de opiniões, algo marcante em sua trajetória institucional. “O colegiado se engrandece ao receber Misael, que traz como contribuição o respeito que tem pelo modo de pensar de cada um. Sua elegância no trato das diferenças é algo a ser destacado, uma vez que a sociedade brasileira é democrática e plural. Estamos felizes com a sua chegada!”, afirmou.
Representando a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), o presidente da instituição, promotor de Justiça André Tiago Pasternak Glitz, ressaltou a longa trajetória de Misael Neto marcada pela seriedade no desempenho das funções perante a Vara da Justiça Militar, onde permaneceu por quase 24 anos. “Toda essa bagagem de comprometimento institucional acrescentará muito sua atuação no Colégio de Procuradores, uma etapa da carreira que deve significar recomeço e renovação. Este é o início de uma nova fase ainda longa de sua história profissional”, enfatizou Glitz.
Interesse público
Em seu discurso de posse, Misael Neto fez uma reflexão a respeito da responsabilidade do exercício profissional, destacando a necessidade de se colocar o interesse público acima da satisfação pessoal. “Quando se trata de um encargo público, a exemplo do incumbido aos integrantes dos poderes e demais instituições estatais, tais como promotores e procuradores de Justiça, as suas responsabilidades se revestem de maior peso, porque a missão desses agentes é contribuir para a promoção da Justiça e proporcionar a dignidade social entre todos os cidadãos, bem como cumprir e fazer cumprir as leis de forma equânime”, apontou. “A prioridade é o ser e a promoção da sua dignidade humana e político-social. Se assim interpretarmos e agirmos, daremos o primeiro passo para a distribuição do direito e da Justiça, algo ainda muito seletivo e, consequentemente, precário para a maioria da população brasileira.”
O empossado também fez um agradecimento especial a Deus e a todos os familiares, amigos, professores, colegas de estudo e equipes de trabalho, “assim como às demais pessoas que, ao longo de minha existência, contribuíram direta ou indiretamente para todo o meu determinismo, confiança, instrução, evolução e os decorrentes êxitos alcançados, tudo forjado sob indeclinável esforço pessoal”.
Encerrando a solenidade, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, enfatizou a atuação destacada de Misael Neto frente à Promotoria de Justiça da auditoria militar. “Misael escreve uma história institucional marcada pela seriedade, combatividade e dedicação a um objetivo maior que nos transcende, que é a construção de uma sociedade cada vez melhor e mais justa. Depois de quase três décadas e meia nas fileiras do Ministério Público e de dois terços delas dedicados à atuação castrense à frente da Promotoria Militar, traz ao Colégio de Procuradores de Justiça essa valiosa experiência que muito ainda contribuirá para o engrandecimento da instituição.”
Autoridades
A mesa de honra da solenidade de posse foi composta pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia; pelo subcorregedor-geral do Ministério Público, Paulo Sérgio Markowicz de Lima; pelo subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Mauro Sérgio Rocha; pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Samia Saad Gallotti Bonavides; pelo presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz; pelo procurador de Justiça, ex-procurador-geral e decano do MPPR, Milton Riquelme de Macedo; pela procuradora de Justiça Terezinha de Souza Signorini; pelo procurador de Justiça. Vani Antônio Bueno; e pelo corregedor-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Dorian Nunes Cavalheiro, representando o comandante-geral da PM, que entregou uma placa em homenagem ao empossado. Também foi registrada a presença dos juízes de direito Sérgio Bernardinetti e David Pinto de Almeida e do professor Eduardo Milléo.