A Prefeitura de Curitiba está em fase final de instalação de painéis fotovoltaicos em parte dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) inaugurados pelo município desde 2017. A iniciativa integra o programa Curitiba Mais Energia.
O serviço está em andamento nos CMEIs Maestrina Esmeralda Rovani (Regional Bairro Novo), João Botelho (CIC) e Heloína Greca (Boa Vista). O investimento nas três unidades é de R$ 292,3 mil.
Na sequência, receberão as placas o novo CMEI Aroeira e a nova escola integral Metry Bacila, que estão em fase final de construção, também no Boa Vista, além de um novo CMEI na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
“A instalação dos painéis é feita gradativamente e integra as ações do Plano de Governo, bem como reflete o zelo com a educação”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
A previsão é que eles sejam colocados em funcionamento nas próximas semanas.
Curitiba Mais Energia
O marco da transição energética em Curitiba foi a inauguração da Pirâmide Solar, na Caximba, no ano passado. Cerca de 8,6 mil painéis fotovoltaicos em funcionamento compõem a primeira usina instalada sobre um aterro sanitário desativado na América Latina. Outros exemplos da transição são as placas já instaladas no Palácio Solar 29 de Março, sede do Executivo municipal, e nos terminais Santa Cândida e do Boqueirão.
Todos esses equipamentos fazem parte do programa Curitiba Mais Energia, uma das estratégias da cidade para combater e mitigar as mudanças climáticas, por meio da produção de energia renovável, o que também resulta em economia aos cofres públicos.
Essas ações representam o movimento da cidade rumo à transição energética, para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e a emissão de gases poluentes.