Na hora do almoço do Cmei Rosi Galvão nunca falta uma salada para a refeição dos alunos. Os legumes e verduras são cultivados na horta da Unidade de Ensino por meio do projeto “Plantar, Cultivar e Colher”.
A horta é cultivada em um pequeno espaço do Cmei e conta com canteiros que tem salsinha, cebolinha, couve, alface (lisa, roxa, azedinha) e almeirão, além de alguns legumes e verduras que são plantados de acordo com o período do ano, tudo isso, é claro, sem agrotóxico.
A atividade é uma ação realizada com os alunos, mas envolve todos os profissionais do Cmei e até a comunidade escolar, conta a diretora, Edna Cavalheiro. Ela relata que diariamente todos ajudam a cuidar da “hortinha”. “É comum os funcionários no intervalo do almoço irem até o local trabalhar tirando o mato, os bichinhos e mexer na terra. Também há ajuda de outras pessoas da vizinhança que doam mudas, e dependendo da colheita da “safra”, são doadas as verduras e mudas para a comunidade”, diz a diretora.
Os educadores e funcionários ajudam, os pais elogiam, mas são as crianças que mais gostam desta atividade. Em virtude da pandemia as aulas ficaram suspensas, entretanto o projeto teve continuidade. Agora elas estão apenas colhendo. A ação acontece diariamente, sendo promovida em duplas e obedecendo às medidas básicas de segurança: máscara de proteção, álcool em gel nas mãos e distanciamento. A diretora diz que os pequenos adoram e que são muitos espontâneos, afinal interagem bastante, gostam de fazer perguntas e saber das plantinhas, uma ação que rende bons frutos. “Vejo esse projeto como importante, pois ensina as crianças a plantarem, colherem e a se alimentarem do próprio trabalho deles. Há também a oportunidade de ver a planta crescer e ajudar na questão do meio ambiente. Embora o espaço seja pequeno, produzimos muitas coisas. Tudo isso é importante, afinal se a criança mexe na terra tem este contato com a natureza”, destacou Edna.