Cmei Pequeno Príncipe desenvolve projeto de yoga com as crianças em sala de sala

Cmei Pequeno Príncipe desenvolve projeto de yoga com as crianças em sala de sala

A atividade no Cmei iniciou há pouco mais de um mês com uma turma do Infantil 4
Prática dos exercícios ajudam crianças a melhorar concentração, diminuir ansiedade e trabalhar a elasticidade

Depois de alguns meses longe da sala de aula, as crianças voltaram à escola. E neste retorno híbrido, de forma escalonada, os profissionais da educação observaram que os pequenos estão ansiosos em saber o que irão fazer em sala de aula, também com pouca atenção nas atividades manuais, apresentando dificuldade no equilíbrio e até nas brincadeiras que envolvem movimentos corporais e coordenação motora global.

Para trabalhar estes pontos, as educadoras Tatiane de Oliveira e Imara Duarte, do Cmei Pequeno Príncipe, desenvolveram o Projeto Pedagógico Yoga, que realiza esta prática milenar que traz diversos benefícios ao corpo e à mente.

A atividade no Cmei iniciou há pouco mais de um mês com uma turma do Infantil 4, que tem alunos de 4 e 5 anos. Todos os dias, após o horário de parque, cada criança recebe seu colchonete, e com o auxílio de uma música bem relaxante, elas se direcionam ao solário, retiram os calçados e realizam as posições de yoga sob orientação e companhia das educadoras. A prática tem duração de pouco mais de 30 minutos e ao todos são cerca de 40 posições. Além disso, uma vez por semana, as crianças fazem desenhos sobre a yoga, mostrando qual posição mais gostam, aquelas que acham difícil, e fazem comparações com nomes e com a realidade, afinal, os movimentos recebem nomes de animais, plantas e objetos reais, trabalhando desta forma com a realidade.

A educadora Tatiane de Oliveira relata que a atividade tem gerado bons frutos, contribuindo para as crianças ficarem mais calmas, terem maior atenção nas atividades, entre outros ganhos. “Essa atividade, a princípio, era para ser realizada em casa, mas como fizemos aqui no Cmei e adoraram, passamos a praticar diariamente com um grupo, depois com mais um, e assim, desenvolvemos o projeto. O legal é que foi uma ação que deu resultado e criou uma rotina. Isso acabou gerando um envolvimento. Inclusive, tivemos que pesquisar mais sobre o assunto: quais são os princípios da yoga, os movimentos e para que serve. O retorno das crianças é positivo, eles gostam, pedem para fazer por mais tempo e o principal, vimos quantos benefícios proporcionaram”, relatou Tatiane.

A realização deste projeto, segundo a diretora do Cmei Pequeno Príncipe, Priscila Mendes, veio para contribuir com o desenvolvimento das crianças, pois devido à questão da pandemia, elas ficaram um longo período em casa. Com o retorno alcançado com a iniciativa, a intenção é realizá-lo com todas as crianças da unidade de ensino. “Acredito que essas atividades diferenciadas contribuem para um melhor desenvolvimento dos alunos. Vimos que o ganho é visível, pois há uma diferença do antes e o depois do projeto. Outro ponto bacana são os comentários dos pais, que relatam que quando os filhos estão em casa, na semana de escalonamento, também fazem as posições do yoga. Recebemos mensagens das famílias onde os filhos pedem para fazer junto os movimentos e até ensinam. O projeto está na fase inicial, piloto, digamos assim, mas vejo que em um futuro próximo podemos ampliar para as demais turmas”, afirmou a diretora.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress