Já sentiu incômodo com ‘aquela gordurinha’ embaixo do braço, na região das axilas? Recentemente a ex-BBB e influencer Mari Gonzalez revelou em suas redes sociais que fez uma lipoaspiração na axila e gerou curiosidade em seus fãs e seguidores. O cirurgião plástico, Dr. Luiz Haroldo Pereira, pioneiro da lipoaspiração no Brasil, com mais de 40 anos de experiência, explica: “nas axilas podemos ver excesso de gordura em alguns casos ou glândula mamária ectópica, fora do lugar tradicional. O melhor tratamento é mesmo a lipoaspiração”.
O especialista ressalta que o procedimento deve ser feito em um hospital, com todos os cuidados possíveis de uma cirurgia de lipoaspiração: “Devemos sempre fazer em ambiente hospitalar. Raramente fazemos somente a lipo da axila, pois sempre há outras áreas que precisam ser aspiradas, então o paciente aproveita. Em caso de mulheres que fazem implantes de mamas, por exemplo, o próprio implante pode melhorar, pois muitas vezes temos excesso de pele na axila que se resolve com a colocação de silicone nos seios. No caso da remoção de gordura, podemos remover até 50 cc em média. Não é indicado a lipo na axila em casos de hiperidrose (transpiração excessiva), aí é mais recomendado a aplicação de botox”.
É importante destacar que não é apenas o sobrepeso que afeta a região das axilas. Mulheres que treinam pesado, como é o caso de Mari Gonzalez, também estão sujeitas a ter excesso de gordura na região. Pode-se formar uma ‘almofada’ de tecido adiposo, devido à pré-disposição genética ou biotipo.
O pós-operatório da lipoaspiração na axila costuma ser ainda mais simples do que de outras lipos. Porém, é comum que a pessoa sinta inicialmente um desconforto, principalmente para levantar os braços. O mais importante é sempre buscar um médico de confiança, profissional qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.