No último dia 20 de março, Pinhais completou 32 anos de fundação. Administrada, desde 2009, por sucessivos gestores de um mesmo grupo político, a cidade tem consolidado uma trajetória de continuado desenvolvimento que atualmente a coloca em destaque no estado e, até, a nível nacional, a partir de premiações e indicadores de boa governança. Entre os últimos reconhecimentos, consta o Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 de Cidade Mais Sustentável do Brasil. Um avanço notável para um município que já sofreu terrivelmente com enchentes, em décadas passadas, e torna-se exemplo de políticas públicas em sustentabilidade.
Aprovação popular de 80%
A prefeita Rosa Maria de Jesus Colombo, sucessora da atual deputada estadual Marli Paulino, tem se revelado uma gestora de grande capacidade de trabalho, liderança e de muita sensibilidade para o diálogo e compreensão dos verdadeiros anseios da população. Não à toa, sua administração conta com expressiva aprovação popular, em torno de 80%, de acordo com levantamento divulgado ao final de 2023 pelo Instituto Paraná Pesquisa. Por consequência, é a grande favorita nas eleições municipais deste ano, onde deverá buscar a reeleição. Dando continuidade ao mandato de Marli Paulino, que deixou o cargo no fim de março de 2022 para concorrer às eleições para deputada estadual, em dois anos, Rosa passou de, quase uma desconhecida da população como vice-prefeita, a uma das prefeitas mais bem avaliadas do país.
Gestão pé no chão
Cientes do reconhecimento do eleitorado pelo trabalho empreendido, a prefeita e equipes não deixam de estarem cientes, também, das demandas ainda não atendidas refletidas, muitas vezes, em cobranças e críticas. Estas últimas, algumas justas e outras injustas motivadas por disputas políticas e eleitorais. No momento, o crescimento na demanda da UPA 24 horas exerce pressão sobre a gestão. Praticamente, o número de pacientes que procuram a UPA dobrou em decorrência dos casos de Dengue e Covid-19, que aumentaram significativamente.
Saúde e parcerias
A obra do Novo Hospital, em parceria com o governo do estado, também enfrenta desafios, a partir da necessidade de uma nova licitação devido a problemas com a empresa vencedora. Mas vale ressaltar que se trata de uma obra muito grande e complexa para atendimento em média e alta complexidade, com projeto para vagas de UTI. Ou seja, o município tem ido muito além de sua prerrogativa na área de saúde, que é a atenção básica, primária. Quando se trata de medicina de média e alta complexidade, é prerrogativa do governo do estado e do governo federal. Mesmo assim, o objetivo de ir além de suas prerrogativas tem garantido, por exemplo, dez edições do Mutirão da Saúde no município, em parceria com o governo estadual mas que já foram investidos R$2,8 milhões em recursos municipais. Em dez edições, mais de 38 mil pacientes foram atendidos com consultas, exames e pequenas cirurgias, reduzindo a fila de espera em 43%. Na atenção básica, os investimentos são constantes. Desde a gestão de Luizão Goulart, passando pela de Marli Paulino, até a de Rosa Maria, o município tem ganhado obras e mais obras de reformas e ampliações em Unidades de Saúde, além de novos equipamentos e recursos humanos mais qualificados.
Novas escolas, mais vagas
Em relação a educação, não tem sido diferente. Todos os anos, escolas e CMEIs, além de escolas integrais, têm ganhado obras de reformas, ampliações ou novas construções. O programa Bolsa-Creche também é uma alternativa que se revelou acertada, em parceria com instituições de ensino da iniciativa privada. O próprio município custeia o pagamento da mensalidade em creches particulares garantindo, assim, que o número de crianças atendidas triplicasse.
Foco nas pessoas
Cuidar das pessoas, acima de tudo, tem sido o norte da gestão. Não se pode, afinal, considerar que uma cidade é boa para seus habitantes quando não se trabalha para proporcionar mais qualidade de vida a todos. Foi sempre pensando nisso que o grupo político que tem administrado a cidade nos últimos quinze anos tem investido tanto em tornar Pinhais mais acolhedora e humana a quem aqui mora, trabalha ou passeia. Bosques, praças, parques, mutirões de limpeza nos bairros, campos esportivos, eventos culturais, festas, shows, festivais artísticos, calçadas, iluminação em LED que já alcança 70%, piscina para idosos, e tantos outros investimentos também fazem parte desta qualidade de vida levada à população a partir das políticas públicas adotadas pela Prefeitura.
PIB privilegiado
E o que traz grandes expectativas de que Pinhais ainda conta com um belo e grande futuro é seu privilegiado PIB, que alcançou o décimo primeiro lugar no estado de 2020 para 2021. Para um município de 127 mil habitantes, sendo o menor do estado em extensão geográfica, não seria exagero dizer que Pinhais tem tudo para se tornar “referência” ao país, em todas as áreas, num breve futuro. Basta com que continue contando com gestores, vereadores e servidores trabalhadores e honestos, realmente comprometidos com o bem-estar da população e o desenvolvimento em todas as áreas.
Polo comercial e industrial
São mais de 16 mil empresas instaladas no município, formando um invejável polo comercial e industrial capaz de gerar um orçamento suficiente para a manutenção e criação de novas políticas públicas e serviços de qualidade.
Pioneiros
É importante honrar e celebrar, ainda, os pioneiros na Prefeitura, os primeiros prefeitos que não contavam com tantos recursos no orçamento. Muitas vezes, tiveram de “tirar leite de pedra” para fazer as coisas acontecerem, a exemplo do Luiz Cassiano, do Zico… Bem como os empresários que primeiro aqui chegaram e contavam com pouca infraestrutura, mas com visão e arrojo suficientes para apostar num futuro promissor.
Novos moradores
Em pouco mais de três décadas, Pinhais já conta com uma História bonita de superação de desafios, de lutas de tantos políticos e de seu povo, na busca por avanços, serviços públicos, equipamentos públicos, asfalto, calçadas, postos de saúde, escolas, áreas de lazer e esporte, segurança pública. Tudo por que conta com um povo que ama sua cidade, que quer melhorá-la a cada dia, e sabe cobrar da Prefeitura e buscar os vereadores para levar reivindicações. O pinhaiense tem demonstrado que sabe ir atrás de seus direitos e que espera qualidade na gestão, e real comprometimento com o trabalho e em melhorar a vida da população. É por isso que o município só cresce, atraindo novos moradores. Inclusive, curitibanos têm buscado Pinhais para morar. Além de novos migrantes de outros estados do país, recentemente. Um imenso orgulho a um município que era, apenas, uma cidade-dormitório no início e confundida com São José dos Pinhais. Parabéns Pinhais, a seu povo, a seus gestores e a seus trabalhadores e estudantes.
Pinhais conta com um grande futuro que, nós, do jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, esperamos testemunhar e continuar reportando em nossas edições.