A governadora Cida Borghetti destacou nesta quinta-feira, 23, a criação de novos postos de trabalho no Paraná. O Estado é mais gerou vagas na região sul com 2.485 vagas em julho. No ano, o Paraná ocupa o quarto lugar no ranking nacional de geração de empregos. De janeiro a julho de 2018 foram criadas 34.601 vagas, o que coloca o Estado atrás somente de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Este é o melhor resultado desde 2014. “Precisamos criar mais empregos, mas esse resultado mostra que estamos no caminho certo, que a nossa economia venceu a crise e que vamos avançar mais ainda”, disse Cida sobre os dados do Caged divulgados neste mês pelo Ministério do Trabalho.
Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram saldo negativo, fechando 241 e 2.657 postos de trabalho, respectivamente.
Este desempenho coloca o Paraná como o sexto Estado que mais gerou vagas de emprego no Brasil em julho, e mostra uma recuperação em relação ao mês anterior com um aumento de 13,3% no total de admitidos no Estado, afetado principalmente pela greve dos caminhoneiros.
Entre os setores que mais contribuíram para essa recuperação estão a Construção Civil, com um saldo positivo de 1.252 novos postos de trabalho; Serviços, com 1.074; e o Comércio com 985.
A geração de empregos formais no Brasil teve uma expansão no mês de julho com a abertura de 47.319 novos postos de trabalho. É o melhor resultado para o mês de julho dos últimos seis anos. A alta no emprego formal deste mês foi resultado de 1.219.187 admissões e 1.171.868 desligamentos.