A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Divisão de Proteção Social Especial recebeu, na manhã do dia 21, três contêineres e um veículo para realizar os serviços assistenciais no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP).
Para receber o veículo e os contêineres, estava o prefeito Toninho Fenelon, a secretária de Assistência Social, Sônia Arruda, o chefe de Divisão de Proteção Social Especial, Robinson Krueger e o diretor geral de Departamento, Tarlis Mattos.
O veículo recebido foi um Fiat Doblò, 0 km – com a capacidade de sete lugares – que será adaptado com uma divisória entre o motorista e usuários por causa da pandemia de Covid-19.
O automóvel será utilizado para os serviços de acolhimento institucional de pessoas em situação de rua e para abordagem social. O investimento veio de recursos do Governo Federal, através da portaria nº 369/2020, para o enfrentamento e combate à Covid-19.
Além do Fiat, foram entregues três unidades de alojamento provisório, que servem de acolhimento prévio para entrar no serviço assistencial. Dois contêineres estão localizados no Centro POP e um na Casa de Alice, que também foi beneficiada para fazer essa quarentena preventiva antes da ingressar no serviço de acolhimento institucional.
No total, foram investidos R$ 84 mil no veículo e R$ 28.200 mil em cada contêiner, adaptados para alojamento.
“Quando o usuário for acolhido pelo Centro POP, ele irá passar um período de quarentena de 10 a 15 dias no contêiner, adaptado com energia elétrica, ar-condicionado e com toda a estrutura para fazer o isolamento. Depois ele irá ingressar definitivamente no serviço”, afirma o diretor geral Tarlis Mattos.
Assistência Social
O Centro POP é um centro especializado para atendimento à população em situação de rua, que tem o objetivo de garantir acesso à alimentação, higiene e encaminhamento dos usuários. Este serviço, faz atendimento diário de 80 a 120 pessoas, dependendo da busca espontânea por parte do indivíduo. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 08h às 17 horas.
O Acolhimento Institucional é um serviço que funciona 24h e possui 25 vagas para pessoas em situação de rua, mas a rotatividade é maior, justamente pelo indivíduo poder entrar e sair a hora que quiser.
O serviço de Abordagem Institucional não está fazendo sua rota diária, devido a pandemia, mas está realizando o atendimento via telefone, para fazer o encaminhamento das pessoas para outros serviços assistencialistas.
Para mais informações, entre em contato com o número (41) 3381-5972 ou (41) 3381-5976.