“A região central do Paraná está recebendo um pacote robusto de obras de infraestrutura rodoviária, com investimentos que chegam a R$ 2 bilhões. É um momento histórico, de transformação”. A observação foi feita pelo deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, durante agenda com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) no dia 14, quarta-feira.
O primeiro compromisso foi a inauguração do asfaltamento da PR-239, no trecho de Pitanga até Mato Rico, que era uma das poucas cidades paranaenses sem acesso pavimentado. A obra recebeu investimento de R$ 230 milhões. Na mesma solenidade, foi assinada a ordem de serviço para a extensão da pavimentação da estrada em direção a Roncador. O projeto está orçado em mais R$101 milhões.
Obra sonhada
Curi destacou ainda que a região central está presenciando a “realização de uma obra muito sonhada, que é a duplicação da PR-466”. Ele explica que o projeto soma quase R$ 1 bilhão e foi dividido em três etapas: Guarapuava–Palmeirinha, Palmeirinha–Turvo e Turvo–Pitanga. O início da terceira fase já foi autorizada, enquanto os outros dois trechos estão com os processos mais avançados. “É uma das obras mais esperadas da região, por sua importância logística e representar um avanço na segurança viária”, disse Curi.
Conquistas
O deputado lembra também outras conquistas que estão sendo levadas ao Centro do Paraná para modernizar a malha rodoviária e permitir o desenvolvimento sustentável da região. Entre os projetos já encaminhados, enumera Curi, estão a construção de uma via marginal em Pitanga e a restauração das PRs 487 e 460, com a implantação de terceiras faixas, no trajeto entre Pitanga e Nova Tebas. A obra terá investimento de R$ 248 milhões.
A ligação entre Pitanga, Manoel Ribas, Ivaiporã e Mauá da Serra também tem melhorias programadas, com a implantação de terceiras faixas. Outro destaque é o projeto de pavimentação de 21 quilômetros entre Santa Maria do Oeste e Campina do Simão. “Essas obras representam o maior investimento em infraestrutura rodoviária da história da região central do Estado. É um momento histórico, que vai impulsionar a economia local, melhorar a mobilidade e salvar vidas”, resumiu o deputado. “Infraestrutura rodoviária atrai investimentos e gera empregos”.