O prefeito Rafael Greca participou na manhã do dia 5 de junho, segunda-feira, da inauguração do Centro de Realidade Estendida da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), no Campus Curitiba, no Prado Velho.
O Centro reúne experiências imersivas com altas tecnologias, como realidades virtual e estendida, robótica, impressão em 3D, e é o primeiro do Brasil instalado em uma universidade, além de ser um dos pioneiros da América do Sul e um dos primeiros do mundo.
“Enche meu coração curitibano de orgulho ver nossa PUC criar este Centro de Realidade Estendida do Brasil, um dos primeiros do mundo. Isso transforma nosso Vale do Pinhão, nosso ecossistema de inovação, em um ecossistema de ponta, contribuindo para que o mundo saiba que Curitiba é uma cidade inteligente”, destacou Greca.
O prefeito agradeceu a comunidade acadêmica da PUCPR pela realização do projeto, que “reafirma a criatividade humana a serviço da humanidade”, como afirmou. Também disse desejar que o Centro instigue ainda mais a cidade a utilizar a realidade estendida na formação de políticas públicas.
Atualmente a Prefeitura está desenvolvendo o Hipervisor Urbano, uma plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos.
4,2 mil m² para tecnologias
Com 4,2 mil m² de área em 21 ambientes distintos, o Centro ocupa o 2º andar do Bloco Amarelo do Campus Curitiba da PUCPR – edificação mais antiga da instituição, totalmente reformulado – e a Arena Digital, já conhecida por, em 2013, ter sido o primeiro espaço digital com tecnologia 4D Full Dome da América Latina.
O ambiente comporta a utilização de experiências imersivas, em 3D e outras tecnologias por até 500 estudantes, simultaneamente.
O local também dará formação a professores da Educação Básica das redes públicas municipal e estadual de ensino, democratizando o acesso a metodologias com alta tecnologia, no LabEdu.
“Neste Centro, a tecnologia é meio e não o que determina o processo de aprendizagem. Queremos formar profissionais e cidadãos competentes, com valores maristas, de solidariedade e justiça. Temos como diferencial uma equipe para o desenvolvimento das experiências”, disse o vice-reitor da PUCPR, Vidal Martins.
O Centro contou com parcerias de empresas de tecnologia, como DELL, Microsoft, Lenovo, e investimentos de emendas parlamentares paranaenses no Senado e da Câmara dos Deputados para sua realização.
Produto da criatividade
A solenidade da inauguração lotou o Auditório Imersivo, um dos ambientes do Centro, e contou com a benção do bispo-auxiliar de Curitiba, dom Reginei José Modolo, que evocou em sua oração um pedido: “Para que saibamos usar com sabedoria as novas tecnologias.”
Houve o descerramento da placa, com a frase: “A ciência e a tecnologia são produto estupendo da criatividade humana que Deus nos deu”, reproduzida da Encíclica Laudato Si, do papa Francisco, de 2015.
Os convidados visitaram todos os ambientes do Centro, em pleno funcionamento: salas de discussões, de desenvolvimento, temáticas, collabs, a cave de realidade mista, master cave, ambientes hands on (“mãos na massa”) e workspace estudantes e o estúdio de produção virtual.
O prefeito experimentou projetos de jogos eletrônicos criados por acadêmicos dos cursos de Jogos Digitais e conversou com os estudantes Luiz Antonio Valerio Leão, 20 anos, e Matheus Glessa, 27 anos.
Polo de Propagação
Durante a cerimônia, o reitor da PUCPR, irmão Rogerio Renato Mateutti, anunciou que o Centro de Realidade Estendida também será um polo de propagação das metodologias de ensino com experiências imersivas para professores da Educação Básica das redes municipal e estadual de ensino.
“Este Centro é uma iniciativa criativa e inovadora, inspirada no visionário Marcelino Champagnat, fundador do Instituto dos Irmãos Maristas, uma comunidade que acredita na Educação como uma obra de amor. Iremos primar pela humanidade, um elemento central da nossa pedagogia”, destacou o reitor.
LabEdu
O primeiro projeto do Centro é o LabEdu, com formações para o uso de tecnologias imersivas para o ensino, atuando no enfrentamento das desigualdades educacionais no campo das tecnologias. As capacitações aos professores serão ministradas por professores e estudantes dos cursos de licenciatura e pós-graduação em Educação da PUCPR, apoiados pela equipe de Desenvolvimento do Centro.
Representando o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, o secretário Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, saudou não só o investimento financeiro e em equipamentos, mas especialmente a atitude inovadora da PUCPR. “Países que atingiram altos níveis de desenvolvimento conquistaram o resultado por colocar a Educação como prioridade. Vemos isso aqui”, disse.