O Centro da Juventude de Pinhais completou, no dia 4 de dezembro, o seu oitavo aniversário de fundação, e para comemorar a data promoveu, em parceria com a Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente, NECA/SP, e com o apoio do Conselho Municipal da Juventude de Pinhais, o Webinar “Caminhos da Juventude em Tempos de Pandemia”. O evento aconteceu de forma online e teve o objetivo de debater as possíveis consequências da pandemia causadas pela Covid-19 na juventude, além de elencar possíveis estratégias de enfrentamento às dificuldades encontradas nestes cenários. O webinar foi transmitido ao vivo pela página do Facebook do Centro da Juventude de Pinhais e pelo Youtube por meio da TV NECA, sendo também apresentado em libras pelos intérpretes Felipe Moura e Tamires Moura.
O diretor presidente da Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente – NECA/SP, Celso Veras Baptista, apresentou a trajetória da entidade aos internautas e ressaltou a importância da parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho com o objetivo de fortalecer o Programa Centros da Juventude.
Já para o Coronel André Cavalcanti Fortes, chefe do Escritório Regional de Curitiba, a juventude é o futuro do país, e deve se distanciar das drogas e focar no estudo, jamais desistindo dos sonhos. “Para 2021, tenho esperança de dias melhores, e com a chegada da vacina para a Covid-19, as atividades destinadas aos jovens poderão ser retomadas”, destacou.
Representando a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, a secretária municipal de Assistência Social, Rosangela Batista da Silva Duarte, relembrou que em sua gestão foi criado o Conselho Municipal da Juventude de Pinhais, segmento que precisava ter voz, e apresentou os programas, serviços e projetos destinados à juventude e executados pelo município. “O Centro da Juventude de Pinhais é referência para o Estado, parabenizo toda a equipe pela execução das atividades ofertadas no espaço”, disse a secretária.
O webinar teve como expositores Irandi Pereira, doutora em Educação e pesquisadora do NECA; Thiago Sousa Jorge, presidente do Conselho Municipal da Juventude de Pinhais e João Gabriel Cassemiro Amorim Adriano, agente de cidadania do Centro da Juventude de Pinhais.
O evento contou ainda com a presença de Riceli Padilha, Assistente Social e gerente de Transferência de Renda, Cadastro Único e Inclusão Social; Michelle Lamour, técnica de referência do Escritório Regional de Curitiba; Bruno Coelho, psicólogo e técnico de referência do Programa Agentes de Cidadania de Pinhais; Renan Tesuka, educador social e Vilmar Rodrigues Júnior, coordenador local do Centro da Juventude.
Serviço
O Centro da Juventude (CJ) está localizado na rua Ataulfo Alves esquina com a rua João Mendes Batista no Maria Antonieta em Pinhais e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h. Para participar das atividades é necessário se inscrever no local portando RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. Mais informações pelo Whatsapp (41) 3912-5795.