O Centro da Juventude é um programa do Governo Estadual, administrado pela Prefeitura de Pinhais
O Centro da Juventude de Pinhais, apelidado carinhosamente de “CJ” pelo público que frequenta o espaço, comemorou no dia 4 de dezembro seu aniversário de seis anos. Ao longo desse tempo, o equipamento atendeu centenas de jovens em situação de vulnerabilidade social e ofertou diversas atividades, como modalidades esportivas, artes marciais, atividades artísticas e culturais, além de cursos profissionalizantes. O CJ possui mais de 800 jovens, na faixa etária de 12 a 29 anos, cadastrados.
O Centro da Juventude é um programa do Governo Estadual, administrado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e tem por objetivo constituir-se como um espaço de referência para a juventude pinhaiense, acessível, aberto e democrático, que possibilite aos jovens produzir e acessar bens culturais e artísticos; participar de atividades esportivas, tecnológicas e profissionalizantes. Também desenvolver e participar de ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política.
Os três pilares do CJ
Baseado em três pilares: Convivência – por se caracterizar como um espaço de encontro e pertencimento; Cidadania – pela organização de atividades que promovam a elevação da consciência política; e Formação – pelo elenco de atividades ofertadas que objetivam aprendizagem no âmbito das relações pessoais, do mundo do trabalho e da produção cultural.
Além de realizar ações efetivas de fortalecimento da comunidade, o equipamento se destacou ao longo destes anos pela promoção de eventos e projetos inovadores e de autoria própria. Neste sentido, podemos citar o Concurso Jovem Poeta, I Torneio Intercentros da Juventude, I Go Make Skate Com Grafitti, I Stilo Original: evento de brakdance, entre outras ações.
Outro destaque é o estabelecimento de diversas parcerias com associações e institutos, como CIEE com palestras sobre empregabilidade, oratória e atitude profissional; IFPR Pinhais, com a oferta de cursos preparatórios para o ENEM 2018 e Vestibular UFPR 2018.
O horário de atendimento estendido (segunda a sexta-feira, das 8h às 21h e sábados das 8h às 17h) e pelo sucesso dos programas e serviços realizados, como o Programa Agentes de Cidadania e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, também são pontos a destacar neste período de funcionamento.
O “CJ” conta atualmente com 60 jovens na faixa etária de 15 a 24 anos inseridos no Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o qual ao longo do ano de 2018 disponibilizou diversas oficinas: Informática Básica e Avançada, Manutenção de Smartphone, Eletricista e Culinária.
Programa Agentes de Cidadania
O CJ Pinhais tem como principal iniciativa o Programa Agentes de Cidadania e foi um dos primeiros Centros da Juventude a atingir a meta estabelecida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná, que é de 40 agentes.
Neste programa, jovens na faixa etária de 14 a 24 anos desenvolvem atividades no equipamento, totalizando uma carga horária de 10 horas semanais, e recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 210,00. Cada agente realiza atividades denominadas “grupos de interesses”. Alguns grupos de interesses ofertados são: Parkour, Dança K-Pop, Artesanato, Francês, Crioulo, Tranças, Violão.
Serviço
O CJ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 17h. Para participar das atividades é necessário se inscrever no local portando RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. O CJ está localizado à Rua Ataulfo Alves esquina com a Rua João Mendes Batista no Maria Antonieta em Pinhais. Mais informações pelo telefone (41) 3912-5746.