Centro Cultural expõe carnaval da Escola de Samba Os Internautas

Centro Cultural expõe carnaval da Escola de Samba Os Internautas

WSC_8948

 

Para contar um pouco da história e conquistas da Escola de Samba Os Internautas de Pinhais, o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann abriu no dia 24 de junho, sexta-feira, a Exposição comemorativa aos 16 anos da agremiação, que tem na família de seu presidente, Haroldo Ribeiro, sua principal força para mostrar o carnaval de Pinhais nos desfiles que acontecem todos os anos em Curitiba. Para saber como surgiu a ideia da exposição e qual a sua importâcia para a Escola Os Internautas, a reportagem do jornal A Gazeta Cidade de Pinhais conversou com o diretor do Centro Cultural de Pinhais, Laércio Sobral, o Presidente Haroldo Ribeiro, a Porta-Bandeira Ana Paula e o Carnavalesco Marcos. Confira!

WSC_8964

 

Entrevista com Laércio Sobral

WSC_8952

A Gazeta Cidade de Pinhais: Como surgiu a ideia de fazer uma exposição para contar um pouco da história da Escola de Samba Os Internautas de Pinhais?
Laércio Sobral: O Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann tem uma programação de exposições durante todo o ano. Com relação a “Os Internautas”, nossa conversa começou logo após o desfile deste ano, em fevereiro. Hoje, dia 24 de junho, estamos concretizando este projeto, ao inaugurar a exposição que conta um pedaço da história desta Escola que tão bem tem representado nossa cidade nos desfiles de carnaval em Curitiba.

A Gazeta Cidade de Pinhais: E qual a importância desta exposição para a Escola de Samba?
Laércio Sobral: Acredito que esta exposição vai contibuir para que “Os Internautas de Pinhais” tenham uma maior visibilidade de seu trabalho junto à comunidade local e, principalmente, junto à classe artística que frequenta o Centro Cultural. Muitas pessoas que passam por aqui não fazem ideia do trabalho realizado pela Escola. Agora, através da exposição, vão poder saber um pouco mais dessa paixão que mobiliza a família inteira do Sr. Haroldo Ribeiro (Presidente).

A Gazeta Cidade de Pinhais: Dentre os materiais expostos, fantasias, alegorias e fotografias, tem algum que chama mais atenção?
Laércio Sobral: Na verdade, todo o trabalho exposto está muito bonito e vai despertar o interesse dos visitantes. Porém, os dois cavalos, que compõe a biga romana, e as fantasias de Mestre-Sala e Porta-Bandeira estão se destacando dos demais. Os cavalos, por exemplo, são de uma perfeição e beleza incrível. Já as fantasias impressionam pela harmonia entre cores, brilho e riqueza de detalhes.

A Gazeta Cidade de Pinhais: Além de proporcionar esse espaço, que outro tipo de apoio a Prefeitura, através do Centro Cultural, tem disponibilizado à Escola de Samba?
Laércio Sobral: O Centro Cultural já vem apoiando “Os Internautas” desde 2009, quando assumimos o Departamento de Cultura. No entanto, no carnaval deste ano, além de ajudar com materiais para a bateria, fantasias e alegorias, disponibilizamos também os serviços de nosso produtor artístico e diretor de teatro, Arnaldo Silveira. Inclusive, o Arnaldo ficou responsável pela coordenação da Comissão de Frente da Escola na avenida.

 

Entrevista com Diretores da “Os Internautas”

WSC_8954

A Gazeta Cidade de Pinhais: Como a diretoria da Escola recebeu o convite para expor no Centro Cultural do Município?
Presidente Haroldo Ribeiro: Em primeiro lugar quero agradecer a todos que estão tornando possível essa exposição. Foi uma surpresa muito agradável. Há muito tempo queríamos mostrar nosso trabalho para a comunidade, mas faltava oportunidade. Penso que com essa exposição seremos mais valorizados, pois as pessoas vão poder ver a beleza de nossas fantasias e alegorias. Os visitantes vão poder conhecer também nossa história, que teve inicio no ano 2.000. Quem sabe assim vão se entusismar e querer desfilar junto com a gente nos próximos carnavais.

A Gazeta Cidade de Pinhais: Além das fantasias e alegorias que outros atrativos compõem a exposição?
Carnavalesco Marco Rocha: As fantasias e alegorias expostas, por si só, já são um grande atrativo. Mas, esta exposição traz ainda um acervo de fotografias que conta a históra da nossa Escola de Samba. É uma viagem no tempo, entre 2.000 e 2016. Uma difusão da cultura do carnaval. Além disso, quem visitar a exposição vai poder sentir todo a paixão e amor dos carnavalescos, costureiras e integrantes pela Escola Os Internautas.

A Gazeta Cidade de Pinhais: Uma das atrações de destaque da exposição são os dois cavalos brancos que compõem a biga romana. Quem foi o responsável por essa verdadeira obra de arte?
Porta-Bandeira Ana Paula: Para o carnaval de 2016, contamos com a colaboração de um grante artista plástico, Alberto Ricardo, que veio direto de Maragogi, nas Alagoas, para fazer o carnaval da Escola de Samba Os Internautas de Pinhais. Além dos cavalos, Alberto nos orientou e ajudou a confeccionar diversos outros trabalhos.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress