Centro Cultural de Pinhais recebe a exposição Sentimentando

Centro Cultural de Pinhais recebe a exposição Sentimentando

pinhais06

 

Na mostra, Mauro Dacol traz o universo dos sentimentos representados por meio do mosaico contemporâneo

Até o dia 30 de agosto, o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann recebe a exposição Sentimentando, de Mauro Dacol. A mostra reúne trabalhos de mais sete artistas que são importantes personalidades do mosaico curitibano, convidadas por Mauro para representarem cada um dos sentimentos representados por ele.

Na exposição, Mauro Dacol traz o universo dos sentimentos representados por meio do mosaico contemporâneo. Representando seis sentimentos, de diferentes formas, Mauro abriu o coração e mente e deixou fluir pelas mãos, uma profusão de cores e formas.

Mauro Dacol

Nascido em Curitiba, administrador de formação, mas artista por opção. Formado em Administração de Empresas e Ciências Atuarias. Começou sua trajetória em 2005 como mosaicista, hoje tem obras espalhadas em diversos países. Tendo realizado exposições individuais e participado de algumas exposições coletivas, a saber:

2005: Fundação de Estudos Sociais do Paraná- FESP. Curitiba, PR – “Sincretismo Religioso” – Individual. Hospital Vita Curitiba, PR – “O São Nosso de Cada Dia” – Individual.

2006: Forte de Copacabana Rio de Janeiro, RJ – Rio Mosaico 2006 – Coletiva.

2009: Museu de Arte Sacra de Curitiba – MASAC Curitiba, PR – “Libértula” – Individual.

2011: Centro de Artes Guido Viaro. Curitiba, PR – “Maurujas” – Individual.

2015: Museu de Arte Sacra de Curitiba- MASAC. Curitiba, PR – “Nossa Senhora!” – Individual.

2016: Espaço Quintana. Curitiba, PR – “Mosaico à mesa” – Individual.

2017: Centro de eventos Vitória, Videira, SC – “Magnificat” – Individual. Mezanino das Artes Curitiba, PR – “Universo Feminino” – Coletiva. Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Curitiba, PR – “Olhar Mitológico” – Individual.

2018: Centro Cultural Melipal Esquel, Chubut, Argentina – “Mosaicos en la Patagonia” – Coletiva. 2007/2013/2017 Memorial de Curitiba – Salão Paranaguá Curitiba, PR, Bienal de Mosaico de Curitiba.

Também fazem parte da exposição, os seguintes artistas e obras:

Obra: Todos os Sentimentos, de Bea Pereira.

Nascida na cidade de Três de Maio – RS, mora e trabalha como professora de artes e mosaicista em Curitiba. Autodidata no mosaico é uma das precursoras desta arte nos no Brasil. Trabalha e é proprietária da Escola Curitiba de Mosaico desde 2002. É curadora e patrocinadora das Bienais de Mosaico de Curitiba. Participou de mais de 20 exposições coletivas no Brasil e no exterior.

Obra: Medo, de Helô Monteserrat.

Nascida em Curitiba, é membro da Contemporary Mosaic Art (CMA), desde 2013 e membro da Associazione Internazionale Mosaicisti Contemporanei (AIMC), desde 2017. Participou, coletivamente, de diversas intervenções urbanas em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil, e uma intervenção na Igreja do Espírito Santo, em Indicatore – Arezzo, na Itália. Fez parte de inúmeras exposições coletivas em Curitiba e algumas em São Paulo.

Obra: Surpresa, de Letícia Melara.

Nascida em Curitiba, também mora e trabalha como empresária e artista na capital paranaense. Formada em Administração de Empresas pela FAE – 1995, amante das artes, trabalha com comercialização de materiais artísticos desde 1998 e é proprietária da Escola Curitiba de Mosaico desde 2002. É produtora, curadora e organizadora das Bienais de Mosaico de Curitiba. Participou de exposições coletivas no Brasil e no exterior.

Obra: Amor, de Mary Dacól.

Nascida em Pinhalão, Paraná, reside em Curitiba, onde trabalha no Centro de Artes Guido Viaro com cursos de Mosaico e Cerâmica voltados a professores, e no Colégio Xavier da Silva com Ensino Médio, na disciplina de Arte. Formada em Artes Plásticas pela FEMP, Faculdade de Educação Musical do Paraná em 1986, pós-graduada em Metodologia de Ensino pela faculdade Espírita em 1996, participou do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) pela EMBAP e UFPR com a pesquisa “Abordagens do Mosaico no Ambiente Escolar” de 2009 a 2010. Foi curadora de exposições no Centro de Artes Guido Viaro de 2012 a 2018 com Mosaico e Cerâmica, e da exposição Nossas Senhoras em Mosaico de Mauro Dacol – MASAC – 2012. Participou da 6ª Bienal de Curitiba com a obra Bondinho – Memorial de Curitiba – 2017. Atua com pesquisa em técnicas primitivas de cerâmica.

Obra: Alegria, de Mônica Lebois.

Brasileira de Curitiba, advogada e empresária, iniciou na Arte Musiva, em 2003, quando começou o curso básico com Bea Pereira, participou de exposições nacionais e internacionais, e participou de inúmeros cursos com grandes Mestres do Mosaico Internacional.

Obra: Tristeza, de Patrícia Ono.

Curitibana, trabalha como orientadora de mosaico no Centro de Criatividade/Fundação Cultural de Curitiba desde 2003, atua em seu atelier particular orientando cursos e organizando workshops desde 2012, coordena o coletivo Mosaico Curitibano produzindo murais artísticos em espaços públicos desde 2014, representa os mosaicistas paranaenses como diretora do Núcleo de Mosaico da APAP- Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná. Busca fomentar a arte musiva atuando como produtora, professora e coordenadora de eventos como encontros, workshops e exposições por todo o Brasil.

Obra: Raiva, de Vera Lucia Romano Salgado.

Nasceu e reside em Curitiba, PR. Formada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (1976). Amante das Artes, concluiu o curso de mosaico em 2003 na Escola Curitiba de Mosaico. Participou coletivamente de diversas exposições em Curitiba.

Serviço

A exposição Sentimentando fica no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann até o dia 30 de agosto. O horário da visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, sábados das 8h às 12h, na Rua 22 de Abril, 305. Mais informações pelo telefone 3912-5241.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress