sexta-feira, 20 de setembro de 2024
CCJ da Assembleia Legislativa do Paraná analisa projeto que altera Reforma Administrativa do Estado

CCJ da Assembleia Legislativa do Paraná analisa projeto que altera Reforma Administrativa do Estado

Reforma Administrativa
Como a proposta do Executivo tramita em regime de urgência, Comissão se reúne em sessão extraordinária na segunda-feira (13)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná realiza na segunda-feira, dia 13, a partir das 13h30, uma reunião extraordinária para analisar o projeto de lei 96/2023, do Poder Executivo, que altera uma série de leis estaduais. A matéria recebeu o parecer favorável do relator, deputado Hussein Bakri (PSD). Um pedido de vista formulado pelos deputados Requião Filho (PT) e Arilson Chiorato (PT) adiou a discussão. A proposta tramita em regime de urgência.

O projeto faz uma série de adequações nas legislações de criação e instituição de entidades da Administração Indireta e Serviços Sociais Autônomos e suas vinculações aos órgãos da Administração Direta. O texto traz nova redação para diversos artigos, parágrafos e incisos de leis estaduais. A proposta em análise altera as mudanças promovidas pela Lei n° 21.352/2023, que tratou da Reforma Administrativa do Estado. De acordo com a justificativa do Governo, ela também muda dispositivos legais com o objetivo de corrigir inconsistências materiais e formais.

Segundo o Executivo, o texto pretende realizar uma ampla revisão das legislações estaduais afetadas pelas recentes leis aprovadas no Paraná que promoveram a modernização e desburocratização da gestão administrativa. Uma delas é a Lei n° 21.352/2023, que promoveu a reorganização da estrutura administrativa do Estado para a gestão de 2023-2026 e foi aprovado no final do ano passado. O texto propôs a criação de secretarias, desmembradas de outras, e promoveu mudanças de nomenclatura em secretarias já existentes.

O projeto 96/2023 chegou à Assembleia na mensagem governamental 03/2023, que além de tratar de alterações da Reforma Administrativa do Estado (Lei n° 21.352/2023), promovia a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (FEDIM-PR). Para melhorar a tramitação e o processo legislativo, a mensagem foi dividida em dois projetos. “Chegamos a um entendimento firmado com a Liderança e o Governo do Estado para que pudéssemos transformar a mensagem em dois projetos. Assim, os dois assuntos podem tramitar de forma apartada”, explicou o presidente da CCJ, deputado Tiago Amaral (PSD). O projeto 27/2023, que institui o FEDIM-PR, foi aprovado pelos parlamentares última quarta-feira, dia 8.

A CCJ extraordinária desta segunda-feira, dia 13, começa às 13h30. Na terça, ocorre a reunião ordinária da Comissão, realizada no horário regimental, também às 13h30. Os debates podem ser acompanhados pela TV Assembleia por meio do canal 10.2, em TV aberta, e do canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress