Dados do Boletim da Dengue, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgados na última semana, apontam que aumentou o número de casos notificados e confirmados no Paraná. Segundo levantamento, foram confirmados mais 4.882 casos, um aumento de 41,81%, em 278 cidades, além de 12.465 novas notificações. Inclusive, também foram confirmadas três mortes pela doença.
Os números apontam para uma situação de eminente epidemia, logo, é fundamental os municípios com o apoio da população atuarem para combater a doença e a proliferação do mosquito da dengue.
Hoje, Pinhais possui 11 Agentes de Combate às Endemias (ACES) que estão presentes em todas as Unidades de Saúde, realizando as atividades de campo nos seus territórios de abrangência. Os ACES, em sua rotina de trabalho, encontram-se devidamente uniformizados, com colete de identificação da Secretaria de Saúde (Semsa) e crachá. Durante o trabalho de rotina, os profissionais realizam vistorias nos imóveis, sendo parte do seu processo de trabalho a remoção de depósitos com água, e principalmente, a orientação de cuidados e prevenção.
Segundo informações da Semsa, neste ano foram identificados 86 focos de Aedes aegypti e cinco casos positivos de dengue em Pinhais. Embora exista a circulação do vetor transmissor da doença na cidade, os casos de dengue identificados tratam-se de casos importados, ou seja, a doença não foi adquirida no município.
Outro detalhe que tem chamado atenção é que nos últimos dias, devido às condições de tempo favoráveis, se nota um aumento no aparecimento de mosquitos na região. Portanto, a população deve ficar atenta aos cuidados diários, fazendo sua parte, evitando dessa forma manter possíveis criadouros com água parada. A eliminação dos possíveis criadouros é a maneira mais eficaz de combater o mosquito transmissor da dengue.
A Secretaria Municipal de Saúde também ressalta que as vistorias são de extrema importância, devendo o morador colaborar e permitir a entrada do ACE no imóvel para que realize seu trabalho.
Além de todas as ações realizadas pelos ACES para controle e prevenção do vetor Aedes aegypti, continua em andamento o projeto “Monitoramento da presença do vetor Aedes aegypti no município de Pinhais – 2022/2023”, que tem objetivo de obter informações sobre o comportamento do vetor. O projeto permitirá um melhor planejamento e execução de atividades de combate e prevenção ao mosquito ao longo do ano.
Caso o morador tenha dúvidas sobre o trabalho desenvolvido pelo Programa Municipal de Controle do Aedes, pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental, do Departamento de Vigilância em Saúde, para receber informações e orientações pelo telefone (41) 99102-9824.