A Gazeta Cidade de Pinhais: O senhor foi reeleito com uma excelente votação, sendo o segundo vereador mais votado em Pinhais. A quê o senhor atribui esta vitória?
Carlinhos do Eliza: Atribuo ao resultado do meu trabalho pela comunidade. Sou um vereador atuante nos quatro cantos do município. Não me escondo do munícipe, que pode me encontrar em qualquer lugar, seja no meu gabinete, ou quando estou trabalhando nos Supermercados Eliza, ou na rua, em qualquer lugar. E também a uma equipe séria, competente, que me acompanha. Bem como ao trabalho em conjunto com a prefeitura, que prontamente costuma me atender, seja a prefeita, a vice, os secretários ou os servidores.
A Gazeta: Indo para seu terceiro mandato, depois de estrear no Legislativo como suplente, o que o senhor diria que aprendeu nesses anos sobre fazer política, bem como na sua atuação dentro do Poder Legislativo?
Carlinhos: Sim, estou indo para o terceiro mandato depois de ocupar a suplência por três meses, no primeiro mandato, em 2015. Política é o dia-a-dia, é o pão na mesa, o asfalto, a calçada onde se pisa, é saúde no posto, é mais segurança, é escolas e creches bem estruturadas. É bom fazer política quando a gente vê as coisas acontecerem, as melhorias chegando à cidade e ao povo. Pinhais é uma das melhores cidades da Região Metropolitana, um município que nos dá orgulho, porque, aqui, as coisas acontecem. Fazer política é isso: é levar o bem-estar à comunidade.
A Gazeta: Fazendo um balanço de seu mandato, quais os pontos a destacar em seu trabalho já feito pela comunidade?
Carlinhos: Fico feliz em ter participado de muitas benfeitorias ao município. O Parque das Águas é um exemplo. Participei desde o início do projeto junto com a prefeita e o deputado Luizão. A duplicação da Rodovia foi outro projeto do qual participei, acompanhei de perto, estive nas reuniões. E muitos outros, como a infraestrutura dos CEMEIs e Unidades de Saúde. Além de muitas melhorias no Jardim Cláudia como, área de lazer para crianças, para idosos e campos de futebol para os jovens. Inclusive, na infraestrutura de uma área que era abandonada. Era tudo mato e a prefeitura comprou o terreno e doou para a comunidade morar, construindo toda a infraestrutura, do mesmo modo que foi feito no Parcão, onde era área de invasão, e se transformou num belo parque. Outra obra que cito é toda a linha Atuba e do Rio Palmital, a partir de benfeitorias que estão sendo feitas lá, levando mais qualidade de vida a quem mora, trabalha ou visita a região. Há três Unidades de Saúde que serão construídas no próximo mandato, e que já estão projetadas, sendo uma delas no Atuba, esquina com a Avenida Jacob Macanhan.
A Gazeta: Neste próximo mandato, quais as demandas que o senhor pretende focar?
Carlinhos: O meu negócio é trabalhar pela comunidade. O que surgir de demanda, estarei buscando atender. Mas, entre as que já estão em mente, há a criação de uma Secretaria Municipal de Trânsito, emancipando o trânsito de Pinhais, ampliando o efetivo da Guarda Municipal e efetivando a parceria da Guarda com a Polícia Militar, o que garantirá mais segurança à população. Também, quero focar nas três unidades de saúde que serão construídas. E o grande foco que é o Hospital Regional, em parceria com a prefeitura, o deputado Luizão e o governador Ratinho Júnior. Vamos reunir forças para construir e fazer o hospital funcionar.
A Gazeta: O senhor tem apoiado a gestão da prefeita Marli Paulino desde o início, inclusive, dando forte apoio à reeleição dela. Aliás, a reeleição da prefeita deu-se com uma expressiva votação, em torno de 60% dos votos válidos. Como o senhor avalia o mandato da prefeita e sua bem-sucedida reeleição? Pretende continuar na base aliada?
Carlinhos: Avalio a gestão dela, tanto como a minha, como aprovadas pelo eleitorado. A prefeita recebeu 60% dos votos válidos, uma excelente votação. E eu fui o segundo vereador mais votado, com 1.717 votos. Fui reeleito sem impulsionamento na internet. Valeu a pena apoiá-la e pretendo continuar apoiando a gestão. Enquanto a prefeitura estiver sempre me atendendo bem, atuando em parceria comigo, continuarei apoiando. A prefeita sempre teve meu apoio e continuará tendo.
A Gazeta: Considerando 2021 um ano em que se espera o início da retomada da economia, como vereador, que medidas o senhor pretende apoiar para superar a crise decorrente da pandemia?
Carlinhos: É um grande desafio. Acredito que o microempreendedor deve ser fortemente apoiado, recebendo condições para continuar seu negócio ou abrir um novo, a exemplo de fácil acesso a financiamentos. Também é importante isentar ou baixar o máximo possível as taxas que ele tem de pagar ao abrir seu negócio. O empreendedor já inicia tendo de pagar dois meses de aluguel adiantado, mais alvará, mais outras taxas. O quanto for facilitado para ele, e houver diminuição dessas despesas com taxas, melhor. No ano que vem, aliás, vou apresentar um projeto de lei para criação do REFIP Pinhais 2022, para refinanciamento das dívidas de tributos a juros baixos. Em 2020, muitos contribuintes não puderam pagar seus tributos, e o programa vai facilitar muito essa quitação, bem como ajudar na ampliação da arrecadação da prefeitura.
A Gazeta: Qual sua avaliação da campanha eleitoral deste ano? Foi difícil, mais desafiadora? Em sua opinião, as campanhas em Pinhais transcorreram tranquilamente dentro do que se espera de um processo ético e democrático, sem grandes infrações à legislação eleitoral?
Carlinhos: Primeiramente, quero agradecer a cada um dos meus 1.717 eleitores, que depositaram sua confiança em mim para mais quatro anos de mandato. Deu um frio na barriga, mas tinha a convicção de que poderia ser reeleito, ter meu trabalho reconhecido. A campanha foi tranquila, à exceção da campanha da prefeita que sofreu ataques com fake news. Creio que o adversário se perdeu na campanha, ao invés de mostrar propostas e trabalho, dedicou-se a atacar e denegrir a imagem. Quem tem trabalho a mostrar, não tem tempo de cuidar da vida dos outros. Faltou ética, nesse sentido.
A Gazeta: O que a comunidade pode esperar de seu próximo mandato?
Carlinhos: Pode esperar que vou trabalhar muito e que serei o mesmo Carlinhos de sempre, desde a suplência até esse meu mandato atual e daqui em diante. E pretendo avançar na política. Não quero parar aqui na Câmara. Pretendo avançar com meu trabalho pela cidade.
A Gazeta: A Casa passará a contar com seis novos vereadores em 2021. Alguns, estão voltando ao Legislativo, tendo já ocupado uma cadeira na Casa. O que o senhor espera dessa nova composição do Legislativo de Pinhais?
Carlinhos: Espero que os novos sejam comprometidos com os votos que receberam e com a comunidade. Que não venham de barganhas, a gente não está na Casa para negociar. Estamos na Casa para trabalhar pela comunidade, contribuir para o desenvolvimento do município. O município não pode parar. Deve sempre seguir em frente. Esperamos que contribuam para o desenvolvimento de Pinhais. Que honrem os votos que receberam.
A Gazeta: A quem o senhor agradeceria por sua reeleição?
Carlinhos: Agradeceria, primeiramente, a Deus, e peço que continue me dando forças para fazer um bom trabalho. Também, agradeço a meu patrão dos Supermercados Eliza, o Cristóvão da Rosa, que sempre tem me dado a maior força, um grande incentivador. À minha família, que me deu todo o apoio, mesmo não sendo fácil uma campanha, com a gente sem hora para chegar em casa. Agradeço, também, a meus assessores, e toda minha equipe, sempre à disposição com muita competência. Meu objetivo é trabalhar cada vez mais por Pinhais.