Natural de Dois Vizinhos, município do Paraná, Carlos Pereira Borges da Rosa, o popular “Carlinhos do Eliza”, assumiu o cargo de vereador de Pinhais. A cerimônia, realizada no dia 4 de janeiro, segunda-feira, na Câmara Municipal, foi conduzida pelo Presidente da Casa, Gilberto Hartkopf, e contou com a presença da Secretária de Administração Rosa Maria, diversos vereadores, familiares e amigos do mais novo parlamentar da cidade.
Bastante emocionado e demonstrando uma felicidade contagiante, “Carlinhos do Eliza”, após o juramento e assinatura do livro oficial, parte obrigatória da cerimônia, conversou com João Aloysio Ramos, diretor do jornal A Gazeta Cidade de Pinhais. Na oportunidade, o vereador agradeceu a todos os eleitores e colaboradores que o apoiaram nas eleições de 2012, na qual conquistou os 1054 votos, tendo ficado na 2ª suplência. Em especial, agradeceu ao seu patrão, Sr. Cristovão, proprietário do Mercado Eliza, que sempre lhe deu oportunidade de crescer na empresa e durante a campanha lhe deu flexibilidade de horário. Carlinhos fez questão também de ressaltar que só assumiu o cargo porque a Vereadora Rosa Maria, dona legítima da cadeira, foi convidada pelo Prefeito Luizão para ser Secretária de Administração e o 1º suplente, Dr. Philipp, precisou se ausentar do país. Confira a entrevista.
João Aloysio Ramos: Em primeiro lugar, quero parabenizá-lo pela excelente votação em sua primeira campanha e desejar um ótimo trabalho nesses 3 meses que você vai ocupar o cargo de vereador de uma das mais importantes cidades do Paraná.
Para muitos, foi uma grande surpresa a sua expressiva votação. Mais de mil votos. A que você atribui esse resultado nas urnas já na primeira eleição que concorreu?
Carlinhos do Eliza: Cheguei em Pinhais em 1987 e trabalho há 21 anos no Mercado Eliza, no Jardim Cláudia, um mercado de bairro muito conhecido e com uma grande e fiel clientela. Entrei lá (no mercado) como empacotador, agora sou gerente geral. Nesse tempo tive a oportunidade de conhecer e conviver com muita gente. Fiz grandes amigos e sempre tratei a todos com respeito e atenção. Acho que isso contou muito na hora do voto.
João Aloysio Ramos: Mas, você acha que só o fato de estar no mercado em contato com os clientes foi suficiente para receber essa expressiva votação?
Carlinhos do Eliza: Com certeza isso ajudou bastante, pois os moradores da região tiveram a oportunidade, nesses anos de convivência, de me conhecer melhor e avaliar minha conduta. Além disso, sempre estive envolvido com a comunidade, seja nas igrejas, encontro de amigos e reuniões de interesse da população da região, como por exemplo na questão da Regularização Fundiária do Sol Nascente I e II. Foi uma somatória de várias ações que me renderam, durante a campanha, um apoio gigantesco de familiares e amigos. Eles foram às ruas pedir voto para mim. Obrigado por tudo.
João Aloysio Ramos: Como você ingressou na política. Ou seja, quem o convidou para fazer parte do Partido dos Trabalhadores e o incentivou a concorrer a uma cadeira de vereador por Pinhais?
Carlinhos do Eliza: Meu ingresso no Partido foi a convite de alguns membros da Executiva Municipal. E, com a vitória do Luizão nas eleições de 2008 e a grande gestão que transformou Pinhais, fui me envolvendo mais. Minha decisão de concorrer a vereador, em 2012, veio após uma conversa com o Luizão. O Prefeito acreditou no meu potencial e me incentivou a pleitear uma vaga de vereador. Aceitei e, agora, estou sendo abençoado por Deus para assumir esse importante cargo de vereador de Pinhais, uma cidade em constante desenvolvimento.
João Aloysio Ramos: Agora que você conquistou, mesmo que por pouco tempo, a vaga de vereador, qual a sua expectativa, o que espera encontrar pela frente nesses 3 meses, e quais projetos seus gostaria de ver concretizado?
Carlinhos do Eliza: Eu venho de uma família humilde que conheceu a região do Jardim Cláudia quando ainda havia muito mato e valetas a céu aberto. Sempre lutei por melhorias. Depois que o Luizão assumiu, as coisas mudaram. Reabriu o Hospital, inaugurou a UPA 24 horas, implantou a Guarda Municipal, fez dois Bosques maravilhosos, construiu e ampliou escolas e creches, asfaltou ruas, trouxe o saneamento básico e muitos terrenos foram regularizados. Então, muita coisa já foi feita. Quanto a projetos, penso que 3 meses é muito pouco para colocar algum de minha autoria em votação. Nesse periodo, quero conversar com as pessoas, saber de seus anseios, ouvir sua reivindicações e sugestões para leva-las aos secretários e ao Luizão. Quero somar com os vereadores de Pinhais e ajudar o Prefeito a aprovar os projetos de interesse da população.
João Aloysio Ramos: E quanto às sessões que, em Pinhais, costumam ser bem movimentadas, com grandes debates. Você pretende se manter afastado do clima acirrado que, com certeza, por se tratar de um ano eleitoral será uma tendencia, ou vai ter uma postura mais combativa em defesa de suas ideologias e convicções?
Carlinhos do Eliza: Até o presente momento, tenho um bom relacionamento com todos os vereadores. Alguns eu conheço mais, outros nem tanto, mas nunca houve desavença. E é assim que pretendo continuar. No entanto, farei de tudo para defender minhas convicções políticas e os interesses dos munícipes. E desde já quero deixar bem claro que farei parte da base de apoio do Prefeito, não apenas por ser do mesmo partido, mas por tudo que o Luizão vem mostrando através de seu trabalho à frente da Prefeitura de Pinhais. Só não vê quem não quer!
João Aloysio Ramos: Você tem conversado, em especial, com algum vereador para conhecer melhor os trâmites da Câmara?
Carlinhos do Eliza: Sim. O Presidente Gilberto Hartkopf tem se colocado à disposição para prestar todas as orientações necessárias para que eu possa desenvolver um bom trabalho. Outros vereadores também têm me passado algumas informações. Agora, posso dizer que a Secretária de Administração Rosa Maria tem sido a minha madrinha política. Tudo que eu preciso saber ela tem me ajudado. A Rosa tem me dado muitos conselhos, os quais pretendo segui-los, já que todos eles vão ao encontro dos interesses do Município e de seu povo.
João Aloysio Ramos: Todos ou quase todos os vereadores, assim como você, têm outra atividade fora da àrea política. Ou seja, são empresários, profissionais liberais ou trabalham para alguma empresa. Como você pretende conciliar seu mandato junto com o seu trabalho de gerente no Mercado Eliza?
Carlinhos do Eliza: Por enquanto, a Câmara está no periodo de recesso parlamentar. Não há sessões na Casa e nem reunião das Comissões. Então, fica mais fácil conciliar as duas tarefas. Tenho dedicado a parte da manhã para resolver as coisas do mercado, e à tarde tenho dado expediente na Câmara. Quando as sessões reiniciarem, em fevereiro, vou ter que me desdobrar e dar o melhor de mim para honrar os votos recebidos e defender os interesses da população.
João Aloysio Ramos: Você é casado, tem dois filhos. E como você mesmo disse, é um homem simples, religioso e bem ligado à família. O fato de, agora, assumir um cargo tão importante na cidade pode mudar seu comportamento, seja familiar ou com as pessoas ao seu redor?
Carlinhos do Eliza: De jeito nenhum. Sou uma pessoa bem centrada e tenho consciência dos meus atos e convicções. Em primeiro lugar, tenho uma família maravilhosa que é a base de tudo. Sem ela não sou nada. Serei o mesmo Carlinhos de sempre. Talvez, tenha menos tempo para ficar com família e os amigos. Mas, tenho certeza que eles compreenderão e me apoiarão, já que nos momentos de ausência estarei trabalhando para melhorar a vida das pessoas dessa cidade que tanto amamos.
João Aloysio Ramos: E quais são seus planos para as próximas eleições municipais que acontecerão em outubro deste ano?
Carlinhos do Eliza: Se a Executiva do meu Partido concordar e Deus quiser, quero me candidatar novamente ao cargo de vereador de Pinhais. E dessa vez, com mais experiência, pretendo contar com mais apoiadores e fazer uma campanha melhor estruturada. Acredito que tenho grandes chances de me eleger vereador. Vou trabalhar incansávelmente para conseguir esse objetivo. Depois quero retribuir fazendo um trabalho sério e voltado aos interesses da população.