por João Aloysio C. Ramos
Em entrevista ao jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, o Comandante da Polícia Militar na cidade, Capitão Mendes, falou sobre as ações realizadas para garantir mais segurança à população. Para ele, a importante parceria entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Poder Executivo, Poder Legislativo e o Poder Judiciário tem feito toda a diferença para os bons resultados obtidos no combate à criminalidade no município
A Gazeta Cidade de Pinhais: Quando o senhor assumiu o comando da PM em Pinhais?
Capitão Mendes: Nós estamos em Pinhais desde Agosto de 2013. Nessa época, o 22º Batalhão da Polícia Militar passou a ser responsável pela cidade.
A Gazeta Cidade de Pinhais: Antes de comandar a Policía Militar em Pinhais, qual era a sua função?
Capitão Mendes: Eu era Oficial de Logística do 22º Batalhão, locado em Colombo. Quando o nosso Batalhão passou a atuar aqui, eu solicitei ao Comandante, por já ter trabalhado em Pinhais, anos atrás, a possibilidade de vir comandar a PM no município.
A Gazeta Cidade de Pinhais: Qual a real situação da segurança pública em Pinhais?
Capitão Mendes: Nós costumamos dizer que Pinhais é um município privilegiado. A parceria entre a Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Municipal tem trazido grandes resultados. Não é apenas a Polícia Militar atuando no município, temos um trabalho em conjunto. Graças a essa parceria, houve uma queda nas ocorrências na cidade. Realizamos ações diárias, como blitz, abordagens e rondas periódicas. Enfim, estamos engajados e trabalhando para dar mais segurança ao povo de Pinhais.
A Gazeta Cidade de Pinhais: Como funciona essa parceria entre a Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Municipal?
Capitão Mendes: Os bons resultados aparecem porque todas as informações são dividas entre as três forças. Quando recebemos alguma informação já a repassamos para a Polícia Civil e a Guarda Municipal, e vice-versa.
A Gazeta Cidade de Pinhais: O Poder Executivo de Pinhais tem ajudado de alguma forma neste combate a criminalidade?
Capitão Mendes: Não podemos reclamar do Prefeito Luizão. Ele tem nos ajudado muito. A Central de Monitoramento instalada pela Prefeitura, por exemplo, é uma grande aliada das três forças de segurança do município para inibir e combater o crime.
A Gazeta Cidade de Pinhais: Recentemente, tivemos em Pinhais os shows de comemoração de aniversário da cidade. Houve algum tipo de ocorrência mais complicada durante os principais shows?
Capitão Mendes: Não. Calculamos que havia em torno de 25 mil pessoas no show principal e não tivemos ocorrências mais sérias. A Guarda Municipal fez todo o perímetro externo, com bloqueios. Já a Polícia Militar esteve presente no evento propriamente dito, realizando as ações de polícia ostensiva. Tudo transcorreu na mais perfeita paz.
A Gazeta Cidade de Pinhais: Com relação a Polícia Militar, como é o contato com a população? Os munícipes estão satisfeitos com o trabalho da PM?
Capitão Mendes: A Polícia Militar está aqui para servir a comunidade. Porém, ainda existe um certo receio da população em ir até a Polícia Militar. O nosso Comando, aqui de Pinhais, e até mesmo o Comando do Batalhão, em Colombo, está aberto para receber toda a comunidade. Percebemos que temos uma credibilidade muito grande perante ao município. Temos procurado afastar todo policial que, por ventura, tenha desviado o seu comportamento. Temos, hoje, um efetivo muito bom e profissional dentro da cidade, com muita vontade de trabalhar em prol sa sociedade. Tudo isso gera um retorno positivo, e assim a comunidade tem nos dado muito crédito. Nosso trabalho, inclusive, tem sido enaltecido nas redes sociais.
A Gazeta Cidade de Pinhais: Há pouco tempo atrás, falou-se muito de problemas enfrentados pela Polícia Militar, como a falta de combustíveis nas viaturas. Isso realmente procede? Aqui no município falta alguma coisa?
Capitão Mendes: Não tivemos problema algum com manutenção dos veículos ou com falta de combustíveis. As coisas aqui transcorreram muito bem.
A Gazeta Cidade de Pinhais: Com relação a vida noturna na cidade, o senhor e sua equipe realizaram diversas operações em casas noturnas de Pinhais. Qual o objetivo final dessas ações? Essa é uma determinação sua?
Capitão Mendes: Essas ações vêm do clamor público. Na Câmara Municipal de Pinhais, por exemplo, realizamos diversas reuniões sobre segurança, onde a população presente à sessão reclamou destas casas noturnas. Diante disso, em acordo com o Ministério Público, Poder Judiciário e órgãos de fiscalização da Prefeitura, foi montada toda uma estrutura para realizar essas vistorias. Segurança pública não é só polícia na rua. Segurança pública também se faz com os órgãos de fiscalização e demais poderes. Essas ações não partiram do Capitão Mendes, como disseram por aí. Essas ações já são realizadas em Curitiba e demais regiões, e apenas visam o bem das casas noturnas e seus frequentadores.