A Secretaria Municipal de Educação realizou uma formação voltada para 130 profissionais da alimentação escolar que atuam na rede municipal de ensino de Pinhais. A programação abordou temas relacionados às boas práticas na manipulação de alimentos e orientações complementares sobre a situação de pandemia para evitar disseminação de doenças infectocontagiosas como a Covid-19.
A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, salientou que o retorno às atividades demandará cautela e adaptações. “Ficamos emocionadas por termos a oportunidade de proporcionar o retorno de vocês ao trabalho. Nesse novo momento, sabemos que serão necessários muitos cuidados para encarar esses novos desafios. Parabenizo a todos os envolvidos neste plano de ação para que nossos profissionais possam voltar a trabalhar de maneira segura; desejo um excelente retorno a todos”.
A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, falou sobre a importância do trabalho das profissionais. “Vocês fazem uma mágica acontecer ao encantar nossas crianças com a comida preparada com tanto carinho, com tanto amor. Diante desse novo normal, que não é tão normal ainda como queremos, o desafio será ainda maior. Sabemos que aguardaram com muita ansiedade este retorno, o ano de 2020 não foi fácil para ninguém. Esse retorno exigirá muito cuidado, mas acredito que tudo dará certo com o comprometimento que vocês sempre tiveram”.
Para a secretária de Educação, Andrea Franceschini, a atividade desenvolvida pelas profissionais da alimentação escolar é valiosa. “Nós da Secretaria de Educação temos grande respeito por vocês, o trabalho que desenvolvem é maravilhoso. Recebemos sempre muitos elogios pelo trabalho de vocês, também das nutricionistas que desenvolvem os cardápios e fazem o acompanhamento necessário. Portanto, esperamos que este retorno seja realizado da melhor maneira possível para que continuemos a prestar um serviço de qualidade às nossas crianças”.
De acordo com Adriana Rosa Belloy, da Gerência de Alimentação e Nutrição Escolar, os encontros fazem parte da ação contínua para melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido nesta área e que atende milhares de alunos nas escolas e Cmeis do município. “Durante a capacitação, realizada em duas tardes, repassamos informações sobre importantes e recentes alterações na legislação em relação aos cardápios da alimentação escolar, visando torná-la ainda mais saudável e principalmente com a redução mais radical de açúcar”, finaliza.