segunda-feira, 7 de outubro de 2024
Candidatos apoiados pelo governador Ratinho Junior em Curitiba e na Região Metropolitana despontam como favoritos, de acordo com pesquisas

Candidatos apoiados pelo governador Ratinho Junior em Curitiba e na Região Metropolitana despontam como favoritos, de acordo com pesquisas

governador Ratinho Junior
Em Curitiba e Região Metropolitana, tudo leva a crer que Ratinho Júnior deverá consolidar seu papel de maior “cabo eleitoral” das candidaturas a prefeito, uma conquista que já havia sido alcançada nas eleições municipais de 2020

Se o que apontam as pesquisas de intenção de voto se confirmar nas urnas, a liderança do governador Ratinho Junior, na Região Metropolitana, deverá dar mais um passo adiante, tendo em vista o cenário para as eleições presidenciais em 2026. O governador do PSD, partido que comanda no estado, é um dos presidenciáveis cotados para representar o campo da direita na disputa ao Palácio do Planalto. Em Curitiba e Região Metropolitana, tudo leva a crer que Ratinho Júnior deverá consolidar seu papel de maior “cabo eleitoral” das candidaturas a prefeito, uma conquista que já havia sido alcançada nas eleições municipais de 2020, aliás.

 

Pimentel consolida liderança

Na corrida pela Prefeitura de Curitiba com a divulgação da pesquisa Radar Inteligência, encomendada pelo Portal Banda B, no dia 26, quinta-feira. o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) consolidou sua liderança, registrando um salto expressivo de 10 pontos percentuais, passando de 25,1% em agosto para 35,4% em setembro.

Favoritismo

Se as eleições municipais fossem hoje, Pimentel seria o favorito para suceder o atual prefeito, Rafael Greca (PSD). No entanto, a pesquisa mostra que a disputa continua aberta, com possibilidade de segundo turno, já que a soma das intenções de voto para os demais candidatos supera os 50%.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, que não apresenta nomes aos entrevistados, também favorece Pimentel, com 22,8% das menções, enquanto 47,7% ainda estão indecisos. Nesse cenário, Ducci aparece com 9,7%.

Essa sondagem, realizada entre 21 e 23 de setembro, ouviu 816 eleitores e possui uma margem de erro de 3,5%, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o nº PR-03407/2024.

 

Rosa Maria com ampla vantagem em pinhais

Na Região Metropolitana, a começar pelo município de Pinhais, onde a candidata à reeleição Professora Rosa Maria (PSD) tem aparecido com ampla vantagem em todos os levantamentos já divulgados, a exemplo do mais recente, levado a público no dia 2 de outubro. A Linear Pesquisas, encomendada pelo portal Nosso Dia, aponta a candidata Professora Rosa Maria com 81,16% dos votos válidos. O candidato do PL, Marinho Guimarães, aparece com 11,48% dos votos válidos. Marco Aurélio, do MDB, está com 3,33%; a petista Professora Nanci com 2,7% e a candidata do PP, Luana Retzlaff, com 1,33%. O levantamento foi feito com 464 eleitores entre os dias 24 e 26 de setembro, com margem de erro de 4,54%. Na estimulada, Rosa Maria está com 55,81% e Marinho com 7,81%. Já na espontânea, a prefeita aparece com 27,43% das intenções de voto, e Marinho em segundo, que tem 6,10%.

 

Helder deverá ser reeleito em Colombo

Em Colombo, o prefeito do PSD, Helder Lazarotto, também, lidera com folga. De acordo com levantamento do Paraná Pesquisas divulgado em 25 de setembro, na espontânea, o candidado à reeleição está com 32% das intenções de voto, pouco mais que o dobro da segunda colocada, a ex-prefeita Beti Pavin (MDB), que é apontada com 15%. Na estimulada, Lazarotto sai à frente com 51,1%, seguido por Pavin, com 27,7%. A pesquisa, ainda, demonstra que 74,6% do eleitorado aprova, no geral, a gestão. E que a candidata Beti Pavin tem a maior rejeição entre os quatro candidatos do município: 40,1% rejeitam sua candidatura. Lazarotto aparece com a menor rejeição entre os quatro candidatos: 14,4%. A pesquisa foi realizada com 700 eleitores entre os dias 21 e 24 de setembro, e tem margem de erro de 3,8%.

 

Quatro Barras com Tolardo

Outro prefeito do partido do governador Ratinho Junior que, tudo leva a crer, também, será reeleito, é Loreno Tolardo, de Quatro Barras. Conforme o último levantamento divulgado em 9 de setembro, pelo Paraná Pesquisas, Tolardo lidera na estimulada com 49%. O segundo colocado é o ex-prefeito do MDB, Lara, apontado com 21,7% das intenções de voto. Essa rodada foi realizada com margem de 5% para mais ou para menos, com 410 eleitores entre os dias 5 e 8 de setembro. Brancos e nulos somam 10% e indecisos/não responderam somam 6,3%.

 

Marquinhos sai na frente, em Piraquara

Piraquara tem uma pesquisa divulgada em que o ex-prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, também, candidato do PSD, está na frente com grande favoritismo. Trata-se da pesquisa do Instituto IRG, encomendada pela TV Band, e realizada entre os dias 28 e 31 de agosto. Marquinhos, com sua vice, Professora Loireci Dalmolim, são apontados com 73,28% dos votos válidos.

 

Frente ampla lidera em Campina

Outra candidatura apoiada pelo governador Ratinho Junior que, muito provavelmente, deverá ser eleita é a do candidato do PSB, Luiz Assunção, de Campina Grande do Sul. Assunção é o candidato apoiado pelo prefeito Bihl Zanetti, do mesmo partido que o governador. Uma frente ampla de onze partidos foi montada para levar à prefeitura o candidato Luiz Assunção, que já foi prefeito do município. Em 30 de setembro, saiu a pesquisa mais recente, do IRG/Band, em que Assunção, junto com o vice Eugênio Zanon, somam 58% das intenções de voto, na estimulada. O levantamento foi feito entre os dias 25 e 27 de setembro com 400 eleitores e tem margem de erro de 4,90%. Cristiano Corrêa da Rádio (Cidadania) tem 13%; Serginho, do PL, 11%. Não sabem/não responderam somam 11% e brancos e nulos, 7%.

 

Vitória no primeiro turno em São José dos Pinhais

Em São José dos Pinhais, também, há boas notícias para a candidatura apoiada pelo governador Ratinho Júnior. A prefeita Nina Singer (PSD) desponta como grande favorita, podendo vencer a eleição já no primeiro turno, muito embora, o município, pela primeira vez, esteja apto, tecnicamente, a contar com um segundo turno devido a ter ultrapassado a marca de 200 mil eleitores. Uma pesquisa fresquinha do MAPA, encomendada pela Rádio Eldorado do Paraná Ltda/Rádio Mais, foi divulgada no dia 2 de outubro, em que a prefeita está com 53,4% dos votos válidos. O segundo colocado, do União Brasil, Geraldo Mendes, mesmo com o apoio do senador Sérgio Moro, aparece com 36,3% das intenções de voto. O levantamento aponta grande possibilidade de vitória no primeiro turno, uma vez que as intenções de voto na prefeita ultrapassam os 50%. Já o petista Wilson Cabelo conta com 10,3%. Foram entrevistados 540 eleitores entre os dias 30 de setembro e 1 de outubro. A margem de erro é de 4,2%.

Favoritismo consolidado

A prefeita Nina Singer já vem consolidando seu favoritismo desde levantamentos realizados em período anterior, a exemplo da pesquisa do Instituto London, que foi à público em 23 de setembro. Nesta sondagem, na estimulada, Nina Singer está com 51,26% das intenções de voto.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress