Campina Grande do Sul promove 3ª Audiência Pública do Plano de Saneamento Básico

Campina Grande do Sul promove 3ª Audiência Pública do Plano de Saneamento Básico

campina01

 

Foi realizada na terça-feira, dia 8, na Câmara Municipal, a 3ª Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O objetivo do encontro foi apresentar a revisão de alguns subprogramas tendo em vista as novas diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor Municipal.

Houve mudanças, por exemplo, nas ações, prazos e custos previstos para a ampliação da manutenção do sistema de abastecimento de água na área urbana e para a ampliação e melhorias dos sistemas de abastecimento de água voltados para a Barragem, Ribeirão Grande, Jaguatirica, Paiol de Baixo e Mandassaia. Essa nova proposta foi definida juntamente com a Sanepar. A apresentação na audiência pública feita pelo engenheiro civil e sanitarista da empresa Ecotécnica Tecnologia e Consultoria, Nilo Aihara.

Participaram da audiência pública a secretária de Administração, Silmara Belo, o secretário de Indústria, Comércio, Projetos e Engenharia, Levi Camargo, o procurador Jefferson Cordeiro, o representante da Sanepar, Jackson Gonçalves, os vereadores Renato Machado Newton e Geraldo de Souza, além de representantes do Departamento de Urbanismo.

PMSB

A elaboração das novas políticas públicas de saneamento básico visa a estabelecer soluções para a área com metas a curto, médio e longo prazo, definindo prioridades de investimentos, objetivos e metas de forma a orientar a atuação dos prestadores de serviço. “De forma geral, o objetivo é trazer melhorias nas condições de saneamento básico do município, levando em consideração as especificidades de cada região”, disse a secretária de Administração, Silmara Belo.

As políticas públicas que estão sendo elaboradas a partir do PMSB dispõem sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

Esta é a 6ª fase da elaboração do Plano, que já concluiu o plano de trabalho, a etapa de mobilização social, o diagnóstico, o prognóstico, as alternativas, programas, projetos, ações de contingência e emergência, mecanismos, além dos procedimentos de avaliação e relatório final.

O próximo passo da elaboração do PMSB é apreciação do Plano Municipal de Saneamento Básico pela Câmara Municipal em forma de projeto de lei.

O Plano Municipal de Saneamento Básico é uma exigência da Lei 11.445/2007 e requisito para a liberação de recursos. O seu período de aplicação é de 20 anos.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress