Campeão Brasileiro de Motocross é morador da cidade de Pinhais

Campeão Brasileiro de Motocross é morador da cidade de Pinhais

por Noelcir Bello

PRCC_Gustavo_18_05

Natural de Eldorado, no Mato Grosso do Sul, Gustavo Oliveira, atual Campeão brasileiro de Motocross, em diversas categorias, veio morar em Pinhais com seus pais em 1.999, quando tinha apenas 2 de anos de idade. A família se adaptou rapidamente à região, e Gustavo vem escrevendo uma grande história no cenário esportivo nacional.

Um hobby que virou profissão

Em 2010, aos 11 anos, Gustavo Oliveira começou a competir na Categoria 85 CC. Na primeira corrida que disputou não teve exito, ficando entre os últimos colocados. A competição foi realizada em sua terra natal, e o jovem piloto participou com uma moto emprestada. Na ocasião, segundo seus pais, a moto era apenas um hobby, Gustavo não tinha a intenção de ser piloto.

O início da carreira

Na segunda vez que competiu, já participando do Campeonato Paranaense, na cidade da Lapa, Gustavo fez o 16º tempo. Desde então se apaixonou pelo esporte e passou a treinar, em média, de três a cinco horas por dia, se sagrando campeão já no ano seguinte. E assim foi por mais dois anos seguidos, ou seja, tri campeão na categoria 85 cc, modalidade Velocross, em 2011, 2012 e 2013.

Categoria Adulto

Aos 15 anos de idade Gustavo já havia cumprido seu objetivo na categoria 85 CC, na qual conquistou títulos em todas as modalidades, e passou a correr na categoria adulto, onde as motos são de 250 e 450 cc

IMG-20150501-WA0040

 

Novos títulos

Já no primeiro ano entre os adultos, em 2013, Gustavo Oliveira foi Campeão Paranaense de Velocross, nas categorias VX1 e Intermediaria de Motocross. Em 2014, tendo cumprido o seu objetivo no Velocross, ingressou em uma nova modalidade e disputou o Campeonato Brasileiro de Cross Country.

Por ter sido o maior destaque no ano anterior, Gustavo conseguiu um bom patrocínio da equipe Protork, maior fábrica de motopeças da America Latina, com sede em Siqueira Campos, no Paraná. Além disso tem o apoio da Oficina Detróit, de propriedade da família, localizada na Rodovia João Leopoldo Jacomel 11.298, no Pineville, em Pinhais. O piloto conta ainda com o apoio dos Suplementos Alimentares Naturais Mega Taurus, que vem mantendo Gustavo com muita energia para os treinos e corridas.

Superação e consagração

Com muita dedicação aos treinos, Gustavo conseguiu superar todas as dificuldades encontradas em 2014, tanto com relação às lesões quanto aos seus grandes concorrentes. Por fim, no inicio deste ano, sagrou-se Campeão Brasileiro das duas principais categorias, XC1 e XC2, superando grandes concorrentes ao título.

Após as vitórias nas categorias XC1 e XC2, de forma espetacular, o piloto Gustavo Oliveira conquistou o reconhecimento nacional e internacional, com o seu nome e feitos alcançando uma grande repercussão junto aos amantes do Motocross e também da imprensa.

Promessa de muitas emoções para o 2º semestre de 2015

Para o segundo semestre de 2015, já com o contrato renovado com a Equipe Protork, e o “paitrocínio” garantido com a Oficina Detróit, o compromisso de Gustavo Oliveira é defender o titulo de Campeão Brasileiro de Cross Country, nas duas principais categorias. Na primeira etapa, que aconteceu em Araucária, Gustavo vinha liderando a prova com uma grande vantagem, mas, infelizmente, teve problemas mecânicos e não pontuou. O prejuízo só não foi maior porque seu principal concorrente também não conquistou nenhum ponto.

Vale lembrar que na modalidade Cross Country as pistas são rudimentares, e os pilotos costumam enfrentar ribanceiras, lama, paredões, rios, pontes, pedreiras, mata fechada. O seja, locais quase intransponíveis que tornam as provas cada vez mais emocionantes.

Aumento das expectativas

Depois de um início difícil, os desafios e as expectativas de toda a equipe aumentaram muito, tornando o campeonato mais dramático e emocionante. Daqui pra frente, para ser campeão, Gustavo Oliveira terá de vencer muitas etapas. A próxima está marcada para a cidade de Anápolis, em Goiás, onde Gustavo Oliveira tem uma grande torcida e é muito querido pelo público. A identificação do público com o piloto veio por Gustavo apresentar um estilo diferenciado e pela grande quantidade de títulos, mesmo com pouca idade.

Etapas do Cross Country

O Campeonato de Cross Country, em cada ano, conta com cinco etapas, todas organizadas pela CBM – Confederação Brasileira de MotoCross e definidas no início de cada temporada. O que permite ao piloto programar sua intensa rotina de treinos. Sempre confiante, às vezes, Gustavo viaja antes e fica treinando na própria pista onde será disputada a corrida.

Crescimento da modalidade

O Cross Country vem crescendo muito a cada ano, contando com um grande público e atraindo pilotos de várias equipes por se tratar de uma competição de alto nível.

Devido ao grande sucesso nas competições, Gustavo recebeu muitas propostas, mas decidiu defender a Protork, equipe que o apoiou desde o início e onde teve o devido reconhecimento, inclusive de Marlon Bonilha, proprietário da Protork,

IMG-20150501-WA0038

 

Em família

Uma das receitas de sucesso de Gustavo Oliveira está na dedicação de sua equipe, formada pela família. Os mecânicos são o próprio piloto e o seu pai, Emerson. A esposa de Emerson, Rocini, é responsável pelas filmagens e outros detalhes. Emerson cuida ainda das estratégias das corridas, e durante às provas fica encarregado do abastecimento e sinalizações, mantendo Gustavo sempre bem informado sobre o que acontece durante a prova.

Gustavo aproveitou para agradecer o apoio que tem recebido da namorada. “A Carolina tem me apoiado em tudo. Ela me dá muita força”, afirmou.

Em busca de novos apoios
Após uma longa conversa com o piloto, que têm colocado o nome de Pinhais e do Paraná nos Podiuns de todo o Brasil, foi possível detectar o anseio por um apoio do Poder Público.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress