A ação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizada no último sábado, dia 15, teve boa adesão da população de Pinhais, em comparação a campanhas anteriores. De todas as vacinas disponíveis, destaque para as contra a Covid-19 e Influenza, que foram as mais aplicadas. Também foram dadas orientações de combate à dengue.
O Dia D foi o momento de oportunizar as vacinas em um dia e horário diferenciados, de maneira a propiciar um maior comparecimento da população, o que de fato ocorreu. A prefeita Rosa Maria acompanhou a ação, que contou com a colaboração do Rotary Club.
Apesar da boa aceitação, a Semsa reforça que a cobertura vacinal ainda é baixa contra a Influenza na população de seis meses até seis anos incompletos (menos de 11%). Já entre os idosos, pouco mais de 28% da população está imunizada. A meta é vacinar 90% da comunidade contra a doença.
Em relação a vacinação contra Covid-19 bivalente, a cobertura ainda é considerada baixa também entre os idosos (40,94%) e trabalhadores da saúde (19,04%). Em crianças de seis meses a dois anos incompletos, apenas 23% estão protegidas com a primeira dose. Já entre três e quatro anos, quase metade dos pequenos já recebeu a vacina.
Além da campanha de vacinação, outros serviços também estavam disponíveis, como consultas.