Centenas de pessoas acompanharam a abertura oficial da Campanha Agosto Lilás, realizada na noite do dia 1º de agosto, terça-feira, na Praça 8 de Janeiro, em São José dos Pinhais. Durante o evento, foi exibido o documentário O Silêncio das Rosas, com depoimentos de mulheres vítimas de violência. A iniciativa busca combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres e conscientizar a população são-joseenses sobre o assunto.
Até julho de 2022, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos recebeu 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra mulheres. As denúncias abrangem atos de violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. No Paraná, segundo o Ministério Público (MP-PR), foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio em 2022. Entre os anos de 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolorosos contra mulheres. Só em São José dos Pinhais, cerca de 1.000 mulheres estão sob medidas protetivas.
Pelo fim da violência contra a mulher, a prefeita Nina Singer promulgou a Lei Municipal 4.080/2022, que institui a Campanha Agosto Lilás em São José dos Pinhais.
“Precisamos agir desde a base, promover rodas de conversa e debates sobre o assunto, conscientizando sobre a violência contra as mulheres. Ao longo das décadas, as mulheres conquistaram direitos fundamentais, como o voto, o trabalho e o acesso à educação. Agora, é nossa responsabilidade lutar pela igualdade e pelos direitos das mulheres. É preciso apoiar às vítimas para que possam buscar independência e fortalecimento diário, livrando-as do ciclo de agressão”, afirma a prefeita.
Procuradoria Especial da Mulher
A legislação municipal que instituiu o Agosto Lilás em São José dos Pinhais é de autoria da vereadora Fátima de Paula, por meio do Projeto Procuradoria Especial da Mulher, e surgiu em decorrência dos índices alarmantes de violência contra mulheres no município.
“Por meio de um trabalho de prevenção, buscamos conscientizar a população sobre a importância de combater a violência doméstica e familiar, especialmente nos bairros com maior incidência desse tipo de crime”, defende a vereadora.
No município, a campanha é desenvolvida em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), a Câmara de Vereadores e o Poder Judiciário. Durante todo o mês de agosto, serão produzidas diversas ações de prevenção e conscientização.
Confira o que as secretarias municipais realizarão:
– A Secretaria de Governo tem o papel de organizar e estruturar os eventos, contando com o apoio das coordenações regionais. Já a Secretaria de Comunicação é responsável por divulgar a campanha nas redes sociais e agendar pautas com redes de TV para aumentar a visibilidade das ações.
– A Secretaria de Administração promove palestras e conscientização dos servidores sobre o tema, enquanto a Secretaria de Segurança realiza blitz e trabalho ostensivo nos bairros para coibir a violência.
– A Secretaria de Assistência Social desenvolve programas de acolhimento e outros serviços nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), auxiliando mulheres em situação de vulnerabilidade. A Secretaria de Saúde direciona suas ações para programas de saúde da mulher, oferecendo apoio à maternidade e combate à violência obstétrica, entre outras iniciativas.
– A educação é um pilar fundamental na conscientização, e a Secretaria de Educação se empenha em informar e conscientizar os alunos nas escolas, desenvolvendo atividades lúdicas para as crianças.
– A Secretaria de Habitação realiza um cadastro habitacional específico para mulheres vítimas de violência, buscando oferecer alternativas de moradia segura.
– A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária promove um mutirão de vagas de emprego voltadas para mulheres e oferece cursos profissionalizantes, visando a capacitação e autonomia financeira.
– A Secretaria de Esporte e Lazer organiza atividades de lazer durante o mês, culminando em um evento de encerramento no Parque da Fonte no dia 26 de agosto.
– O empreendedorismo feminino também é incentivado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, que oferece ações e suporte na Sala do Empreendedor.
– A Secretaria de Agricultura e Abastecimento realiza uma ação no Parque da Fonte, oferecendo um “Sacolão de Verduras” como forma de defender a agricultura local.
– A Secretaria de Meio Ambiente contribui para a causa animal, promovendo a castração de animais de estimação durante o evento de encerramento no Parque da Fonte.
Faça sua parte!
A Campanha Agosto Lilás representa um conjunto de esforço da Prefeitura e da sociedade para conscientizar e combater a violência doméstica e familiar contra mulheres. Ao longo do mês, essas ações buscam gerar um impacto social significativo, disseminando conhecimento e garantindo os direitos das mulheres, além de contribuir para um ambiente mais seguro e igualitário em São José dos Pinhais.
Mas o combate à violência contra mulheres é diário. Para realizar uma denúncia, entre em contato pelos telefones abaixo:
– Patrulha Maria da Penha: 153;
– Guarda Municipal de São José dos Pinhais: 0800 153 0800;
– Central de Atendimento à Mulher: 180;
– Plantão da Polícia Militar: 190;
– Procuradoria Especial da Mulher: (41) 99615-8738;
– Delegacia da Mulher: (41) 3753-2050;
– Disque Direitos Humanos: 100;
– Disque Denúncia: 181.