sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Campanha Agosto Dourado em Pinhais marca conscientização sobre o aleitamento materno

Campanha Agosto Dourado em Pinhais marca conscientização sobre o aleitamento materno

Agosto Dourado
Durante este mês, cada uma das 11 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Pinhais desenvolveu uma programação especial de atividades relacionadas ao tema

Mais do que alertar para a importância do aleitamento materno, a Campanha Agosto Dourado visa intensificar ações que busquem o incentivo e apoio à amamentação de maneira ampla. Durante este mês, cada uma das 11 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Pinhais desenvolveu uma programação especial de atividades relacionadas ao tema.

Valdirene Aparecida Pacheco dos Santos, do Departamento de Atenção Primária à Saúde, explica que foram dias de intensas ações que buscaram favorecer o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos de idade ou mais. “Desse modo, cada unidade, de acordo com a sua disponibilidade de espaço, apoia, promove e protege a amamentação que é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico”, comenta.

“No município, as nossas unidades e o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais abordaram o tema nos seus Grupos de Gestantes, com os familiares e também com a comunidade em geral, pois estes formam uma rede de apoio. Também houve divulgação em espaços públicos com painéis informativos sobre o tema, utilizando-se da cor dourada”, explica.

Anticorpos da mãe

Segundo Valdirene, por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. “O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração”, reforça.

“Neste ano, também tivemos no nosso município o 3º Curso de Manejo e Promoção ao Aleitamento Materno, com a participação de 40 multiprofissionais das nossas USFs, que formam a Rede Municipal de Apoio ao Aleitamento Materno. Foram 20 horas de aprendizado com palestras diversas sobre o tema para melhor orientarem as gestantes e ampará-las em suas necessidades quando tiverem os seus bebês”, salienta.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress