Câmara presta homenagem à professora que se tornou referência em São José dos Pinhais

Câmara presta homenagem à professora que se tornou referência em São José dos Pinhais

São José dos Pinhais

A entrega dos Votos de Louvor e Reconhecimento aconteceu durante a 27ª Sessão Ordinária, no dia 16, terça-feira

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais prestou uma homenagem à educadora Maria Thereza Romanó, professora que teve um trabalho fundamental no desenvolvimento educacional do município. A entrega dos Votos de Louvor e Reconhecimento aconteceu durante a 27ª Sessão Ordinária, na terça-feira, dia 16.

A homenagem teve origem por meio do vereador José Possebon (Pros) e outorgado, em votação, pela Casa. Thereza já foi freira da Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado e trabalhava como missionária ministrando catequese na cidade de Londrina, norte do Paraná. Ao aceitar um convite, passou a integrar a equipe educacional da Fundação Itaqui e se tornou a diretora do Colégio Estadual Tiradentes, na Borda do Campo.

A partir de então, começou a se envolver cada vez mais na comunidade, e passou a lecionar na própria Escola Tiradentes as matérias de “Técnicas Agrícolas e Pecuária” e também “Formação para o Lar”. Trabalhava naquilo que acreditava: a escola pública oferecendo um ensino de qualidade e incluindo matérias que ajudariam os alunos a ter conhecimentos para eles próprios contribuírem no crescimento da própria região em que viviam.

A professora Maria Thereza, também presidente da Fundação Itaqui, agradeceu aos Votos de Louvor e enalteceu o trabalho em equipe. “Esse trabalho foi feito em equipe. Tenho profunda gratidão a todas as pessoas que colaboraram comigo. Eu acredito em um trabalho em conjunto entre escola, igreja, família e o Governo, sempre pensando na promoção da vida humana. O Brasil precisa ser cada vez mais forte e isso começa pela educação”, disse ela, durante a Sessão.

Na tribuna, o ex-aluno Márcio José Pelinski, hoje professor e diácono, destacou o desenvolvimento e as atividades que fazem história no Colégio Estadual Tiradentes. Já a sobrinha de Thereza, Karin Romanó, falou sobre as etapas de sucesso da professora, diretora e presidente da Fundação Itaqui.

Projeto de Lei

Pela maioria dos votos, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 771/2023, do Poder Executivo, em regime de urgência, que concede reajuste linear a título de revisão geral da remuneração dos servidores públicos municipais, dos subsídios de agentes políticos e dos benefícios previdenciários mantidos pelo PREV-SÃO JOSÉ.

Requerimentos

Do vereador Professor Abelino (Cidadania), o requerimento nº 79, de 2023, foi aprovado. Ele pede que sejam registrados Votos de Louvor e Reconhecimento, com outorga de Diploma do Legislativo, à empresa Renault do Brasil pelos 25 anos no Brasil.

Do vereador Wilson Cabelo (PP) foram aprovados dois requerimentos: o nº 80, de 2023, pede Votos de Pesar pelo falecimento de Seonita França da Silva, conhecida como Tita, prima do vereador Wilson Cabelo. Outro, nº 81, de 2023, pede registro de Votos de Louvor e Reconhecimento, com outorga de Diploma do Legislativo, à Associação de Moradores da Vila Quissisana (ASMOVIQ) pelos relevantes serviços prestados à comunidade são joseense.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress