Pela primeira vez, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais recebeu grupos de deficientes visuais do Centro de Atendimento Anne Sullivan, dentro do programa Visitas Orientadas. Foram turmas de adultos e de crianças cegas ou com baixa visão. Com isso, as visitas foram adaptadas por meio de utilização de elementos como audiodescrição e o toque em objetos.
A pedagoga do Anne Sullivan, Elizabeth de Cássia da Silva Portela, elogiou a iniciativa da Casa. “É sensacional que eles tenham essa oportunidade de acesso à cidadania plena”, destacou. “Passeios não são muito comuns na entidade, porque é difícil reuni-los, então é uma boa novidade”, complementou.
As visitas
Nas visitas dos adultos, em 24 de julho, uma quarta-feira, um dos assistidos, Celso Rodrigues, conta que perdeu a visão há sete anos e ficou sabendo da existência do Centro há pouco tempo.
Anteriormente, ele tentou atendimento em uma entidade de Curitiba, mas teve o acesso negado devido a renda, que ultrapassava o limite naquele local. “Para mim o Anne Sullivan foi um achado”, revela. “É uma oportunidade de voltar a aprender e de pensar no futuro com independência”, conclui, revelando ainda que pensa em entrar para a política para defender os direitos dos deficientes no futuro.
Outra participante, Elizabete Aparecida da Silva, considera a atividade importante como forma de conhecerem melhor o Legislativo Municipal e os caminhos para as suas reivindicações. “Conhecendo melhor o funcionamento, poderemos encontrar a forma de sermos ouvidos nesta São José e neste mundo”, disse, otimista.
Crianças
No dia 9, sexta-feira, foi a vez das crianças. Elas ouviram uma historinha, “A Eleição dos Bichos”, do livro de André Rodrigues, e puderam tatear pelúcias dos bichos da história, a preguiça, a cobra, o macaco e o leão. As crianças ainda conheceram mais sobre o Legislativo e puderam manusear uma réplica da urna eletrônica.
O Centro de Atendimento Anne Sullivan atende atualmente cerca de 200 pessoas de todas as idades, que frequentam o local uma a duas vezes por semana, em média. O “Visitas Orientadas” é um programa desenvolvido pela Escola da Cidadania da Câmara Municipal, que busca a maior integração com a comunidade local e o acesso à cidadania e que amplia cada vez mais os públicos atingidos.