Câmara Municipal de São José dos Pinhais recebe deficientes visuais pela primeira vez

Câmara Municipal de São José dos Pinhais recebe deficientes visuais pela primeira vez

deficientes visuais

Foram turmas de adultos e de crianças cegas ou com baixa visão

Pela primeira vez, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais recebeu grupos de deficientes visuais do Centro de Atendimento Anne Sullivan, dentro do programa Visitas Orientadas. Foram turmas de adultos e de crianças cegas ou com baixa visão. Com isso, as visitas foram adaptadas por meio de utilização de elementos como audiodescrição e o toque em objetos.

A pedagoga do Anne Sullivan, Elizabeth de Cássia da Silva Portela, elogiou a iniciativa da Casa. “É sensacional que eles tenham essa oportunidade de acesso à cidadania plena”, destacou. “Passeios não são muito comuns na entidade, porque é difícil reuni-los, então é uma boa novidade”, complementou.

 

As visitas

Nas visitas dos adultos, em 24 de julho, uma quarta-feira, um dos assistidos, Celso Rodrigues, conta que perdeu a visão há sete anos e ficou sabendo da existência do Centro há pouco tempo.

Anteriormente, ele tentou atendimento em uma entidade de Curitiba, mas teve o acesso negado devido a renda, que ultrapassava o limite naquele local. “Para mim o Anne Sullivan foi um achado”, revela. “É uma oportunidade de voltar a aprender e de pensar no futuro com independência”, conclui, revelando ainda que pensa em entrar para a política para defender os direitos dos deficientes no futuro.

Outra participante, Elizabete Aparecida da Silva, considera a atividade importante como forma de conhecerem melhor o Legislativo Municipal e os caminhos para as suas reivindicações. “Conhecendo melhor o funcionamento, poderemos encontrar a forma de sermos ouvidos nesta São José e neste mundo”, disse, otimista.

 

Crianças

No dia 9, sexta-feira, foi a vez das crianças. Elas ouviram uma historinha, “A Eleição dos Bichos”, do livro de André Rodrigues, e puderam tatear pelúcias dos bichos da história, a preguiça, a cobra, o macaco e o leão. As crianças ainda conheceram mais sobre o Legislativo e puderam manusear uma réplica da urna eletrônica.

O Centro de Atendimento Anne Sullivan atende atualmente cerca de 200 pessoas de todas as idades, que frequentam o local uma a duas vezes por semana, em média. O “Visitas Orientadas” é um programa desenvolvido pela Escola da Cidadania da Câmara Municipal, que busca a maior integração com a comunidade local e o acesso à cidadania e que amplia cada vez mais os públicos atingidos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress