quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Câmara Municipal de São José dos Pinhais dá andamento à criação do Conselho e do Fundo Municipal da Juventude

Câmara Municipal de São José dos Pinhais dá andamento à criação do Conselho e do Fundo Municipal da Juventude

Conselho e do Fundo Municipal da Juventude

Pela redação final, o Conselho Municipal da Juventude será composto pelo poder público e entidades representativas

Os vereadores de São José dos Pinhais aprovaram na 25ª Sessão Ordinária do dia 14, terça-feira, por maioria de votos, a criação do Conselho Municipal da Juventude, através do Projeto de Lei nº 323 de 2021. A votação em 2º turno vinha sendo postergada devido a divergências quanto à formação do conselho, aprovadas em emendas.

O vereador Professor Wellington (PSB) declarou voto contrário e lamentou as mudanças que, segundo ele “desconsideram a representatividade de uma forma muito triste em que são suprimidas minorias que precisavam ser representadas”, referindo-se aos representantes do meio rural e de gênero e de diversidade sexual. Ao discordar do colega, o vereador Silvio Santo (Republicanos) destacou a importância da criação do Conselho. “A juventude nunca teve esse acesso legítimo de representatividade, agora o jovem terá voz”, defendeu. “É um dia de alegria para a juventude de nossa cidade”, acrescentou.

Pela redação final, o Conselho Municipal da Juventude será composto pelo poder público e entidades representativas. O Executivo participará com representantes das secretarias da Saúde; Educação; Assistência Social; Habitação; Cultura; Segurança; Trabalho, Emprego e Economia Solidária; e Esporte e Lazer. As organizações não governamentais terão um representante do movimento estudantil; um da juventude dos partidos políticos; um do movimento dos trabalhadores, geração de trabalho e renda; um representante de jovens empreendedores; uma entidade do movimento étnico-racial; uma entidade dos direitos humanos e/ou pessoas com deficiência; uma de entidade religiosa; e uma representante dos movimentos comunitários.

Ainda serão convidados a participar do Conselho, com direito de voz: o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública locais; o Legislativo Municipal; a OAB Subseção São José dos Pinhais; e os conselhos municipais.

 

Fundo da Juventude

Na mesma sessão, foi aprovada, em 1º turno e por unanimidade, Projeto de Lei nº 324 de 2021 com a criação do Fundo Municipal da Juventude, que está ligado ao Conselho que irá geri-lo. Segundo a lei, a proposta orçamentária do Fundo será elaborada no ano anterior e enviada à Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária para a inserção na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

 

30 anos Grupo Luson

A Luson Veículos Ltda. recebeu Votos de Louvor e Reconhecimento da Câmara Municipal pelos 30 anos de atividades em São José dos Pinhais. O autor da proposta, presidente Allax Siqueira (MDB), declarou que “por estas três décadas de serviços prestados à sociedade são-joeense que fizemos questão de homenageá-los”.

O diretor administrativo da Luson, Edinelson Max Góes, revelou que a empresa é 1º lugar na campanha de performance da Volkswagen entre 470 concessionárias no Brasil. Além disso, falou da importância que a empresa dá a ações sociais. “Estamos envolvidos em campanhas sociais há muito tempo, sempre auxiliando os mais carentes de nosso município”, disse o diretor.

A Luson foi fundada em 20 de abril de 1994 pelos irmãos Antônio Cruz e Luiz Antônio Cruz, na rua Isabel Redentora (Centro). Após três anos de sucesso, a nova sede foi inaugurada no dia 13 de junho de 1997 na Avenida das Torres, 1.411, com uma ampla área construída de 7.000 m². No ano de 2005, a Volkswagen do Brasil nomeou a Luson para uma segunda concessão. Sendo assim, em 14 de dezembro de 2005 foi inaugurada a segunda loja, dentro dos padrões exigidos pelo fabricante, na Avenida Vitor Ferreira do Amaral, 666, bairro do Tarumã, em Curitiba.

 

Aeroporto

Foi aprovada a Moção nº 138 de 2024, de autoria do vereador Renan Machado (PSD), por unanimidade. A moção apela ao presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANA), Tiago Pereira, e presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues, para que sejam adotadas medidas para garantir e manter o acesso dos moradores da região do Rio Pequeno e Quissisana à Rua Constante Moro Sobrinho após a execução da Terceira Pista do Aeroporto Afonso Pena.

Conforme o vereador, 20 mil moradores ficarão “ilhados” caso o acesso à rua seja fechado. “Hoje há tecnologia para que se possa fazer a obra sem impedir o acesso. Não somos contra a terceira pista, mas a população tem de ser preservada”, defendeu Renan. O vereador Wilson Cabelo (PT) corroborou a opinião. “Estamos na luta, fizemos várias reuniões para obtermos informações sobre a terceira pista, por isso apoiamos a moção”, concluiu.

 

2º Turno

Foram confirmados em 2º turno e por unanimidade, o Projeto de Lei nº 992 de 2024, de autoria do Professor Wellington que declara de Utilidade Pública, a Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola Municipal Professor Leopoldo Scherner; e o Projeto de Lei nº 1.042 de 2024, do Poder Executivo, que autoriza abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento Geral do Município no valor de R$ 50.000,00 para Agricultura e Abastecimento.

 

Conheça-me

O Projeto de Lei nº 1.026 de 2024, de autoria de Silvio Santo que institui o Programa Conheça-me: Promovendo a Inclusão de Crianças Atípicas na Escola no âmbito do Município de São José dos Pinhais. Conforme o autor, “precisamos que a escola seja um ambiente acolhedor para esse alunos e esse projeto vem neste sentido”.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress