por Noelcir Bello
Três grandes personagens da vida Cristã receberam na sexta-feira, dia 1º, a maior honraria oferecida por um município às pessoas que fazem a diferença na atuação diante da comunidade
Com a presença do Prefeito Luizão Goulart, Capitão Mendes (Polícia Militar), Major Iracema (Superintendente da Guarda Municipal de Pinhais), Dr. Inácio (Promotor de Justiça), vereadores, assessores e comunidade em geral, foi entregue o título de Cidadão Honorário ao Pastor José de Jesus e aos Padres Arlindo Toneta e Dilsomar Bombasar.
Responsabilidade e importância do Título
Padre Arlindo Toneta, quando discursou na tribuna, citou a importância e a responsabilidade de presidir a Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, que é a mãe de todas as paróquias do município e teve como primeiro pároco, o padre Afonso Pastore, fundador do Encontro de Casais com Cristo.
“Apesar das minhas falhas, que não são poucas, tenho tentado acolher a todos com ternura e misericórdia, em obediência a orientação do Papa Francisco. Procuro dioturnamente ajudar as famílias a semear o amor entre as pessoas, para que todos hajam em favor do bem comum. Agradeço aos meus pais, que educaram dezesseis filhos, dos quais cinco se consagraram à igreja, os outros onze escolheram servir à uma família. Que Deus pague a todos os vereadores e mais do isso, que Deus os pegue para servir em sua Messe. Não nos cansemos de fazer o bem, pois o bem nos faz bons e abre as portas para o paraíso”, disse.
Primeiro Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde
Outro homenageado da noite, padre Dilsomar nos contou que lutou muito com Deus durante toda a sua adolescência, devido à situação de quase separação de seus pais. Na época de muito sofrimento familiar, Dilsomar resolveu buscar refúgio nas coisas do mundo, porém, mais tarde, ele entendeu que aquelas eram as provações necessárias para restaurar a família e ensinar o caminho que ele deveria seguir.
“No dia em que fui ordenado padre, foi: Tu me seduzistes Senhor. Nunca pensei que eu seria tão feliz exercendo o chamado de padre, ainda mais que fui agraciado em ser o primeiro pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, no Jardim Cláudia. Dizem que ao lado de um grande homem sempre existe uma grande mulher e eu tenho certeza que ao lado de um grande padre, existe uma grande comunidade. Carrego comigo algo muito forte que a igreja nos proporcionou, que foi a reconciliação com meu pai, poder amar e ser amado por ele, por isso entendo bem quando um jovem chega na paróquia procurando ajuda.Por isso, agradeço primeiramente a Deus, por ter me concebido esta oportunidade maravilhosa e, hoje, agradeço também aos vereadores que propuseram esta homenagem. Aproveito para agradecer à administração e aos vereadores por tudo que fizeram neste mandato por nosso bairro, pela nossa paróquia”, finalizou.
Gratidão
O pastor José iniciou sua fala agradecendo à sua família e ao Prefeito Luizão por sua amizade. Disse ainda que o amor é o maior dos sentimentos, mas um dos sentimentos que mais aprecia depois do amor é a gratidão. Para ele, a gratidão, além de um sentimento puro, é uma virtude que precisa ser cultivada e desenvolvida continuamente, se tornando um hábito diário. “Muitas vezes não lembramos de agradecer, no entanto a vida nos ensina a agradecer as pessoas e a tudo que passamos. É preciso ter humildade e sinceridade, mas acima de tudo amor, pois é ele que nos permite agradecer. Por isso, agradeço primeiramente a Deus. Também agradeço ao valoroso gesto dos parlamentares que aprovaram a proposição do vereador Airton. Vejo que este é um agradecimento do povo de Pinhais, que eu gosto muito e que tenho certeza que também gosta muito de mim”, comentou.
O pastor afirmou ainda que ao longo dos anos de serviços prestados aprendeu e ensinou muito. “Quero finalizar dizendo: Tenham a certeza que, enquanto eu tiver saúde, farei todo o possível para ajudar as pessoas e ser merecedor desta grande honraria. Obrigado a todos”, agradeceu.
Justa Homenagem
O Prefeito Luizão garantiu que fez questão de estar presente e fazer parte desta linda homenagem. Aproveitou ainda para justificar a ausência de sua vice, Marli Paulino, no evento. “Estou muito feliz de participar da entrega desses títulos. A Marli foi à formatura dos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Apesar de nosso município ser considerado território livre do analfabetismo, ainda assim queremos dar a oportunidade a todos, e por isso vamos atrás das pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de aprender a ler e a escrever. Queremos que todos os cidadãos de Pinhais tenham a oportunidade de crescer”, afirmou.
Luizão disse também quem tem a certeza de que os três homenageados são merecedores do título, já que todos têm prestado relevantes serviços ao município, tendo executado grandes obras diante da igreja e da comunidade. “Aproveito para lembrar a parceria que temos com todas as igrejas. Este bom relacionamento, com certeza, nos ajuda e facilita muito a colher bons resultados para os nossos moradores”, pontuou.
Gilberto Hartkofp, presidente da Câmara dos Vereadores de Pinhais, destacou a importância na cidade destes homens de Deus. “Vocês fazem o papel de levar o amor através da palavra de Deus aos seus rebanhos. Fico muito feliz por ter a oportunidade de presidir esta sessão de homenagem a três pessoas tão especiais e importantes para nosso município. São homens que dedicam suas vidas a amar as pessoas e as famílias. São realmente merecedores deste título tão importante”, comentou.