Reconhecimento de Polos Gastronômicos é destaque na última semana de votação do Plano Diretor em Curitiba

Reconhecimento de Polos Gastronômicos é destaque na última semana de votação do Plano Diretor em Curitiba

Câmara Municipal de Curitiba

Revitalização da região do Parque de Software de Curitiba, assim como de outras áreas similares, também foi aprovada. A emenda é assinada pelos vereadores Felipe Braga Côrtes, Helio Wirbiski e Jonny Stica.

por Angelo Stroparo

Foi aprovada por unanimidade na sessão da Câmara Municipal de Curitiba, realizada na segunda-feira (19), uma emenda ao Plano Diretor que determina o reconhecimento dos polos gastronômicos, além de outros, como têxtil, por exemplo. Com o objetivo de estimular o turismo nessas regiões, a proposta foi assinada pelos vereadores Chico do Uberaba (PMN), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Helio Wirbiski (PPS), Jonny Stica (PT) e Paulo Rink (PR).

Polos gastronômicos

Em discurso, além de Santa Felicidade, Wirbiski citou os polos gastronômicos do Juvevê e da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres). “Eles se integram aos polos de desenvolvimento, porém, são locais que precisam de infraestrutura adequada e segurança”, explicou. Já sobre as feiras gastronômicas, Côrtes acrescentou que também poderão ser beneficiadas. “A regulamentação via decreto [do Executivo] será necessária na sequência”, observou.

Uso do passeio

Para alcançar o objetivo, a emenda ao Plano Diretor sugere a flexibilização do uso do passeio, em projetos de caráter provisório e que não desrespeitem a acessibilidade e a circulação de pedestres. A emenda também prevê a ampliação das linhas e horários do transporte coletivo, ações de treinamento e qualificação da mão de obra e na área de empreendedorismo, por meio de programas municipais de geração de emprego e renda.

Autorização simplificada

A autorização simplificada para eventos em conjunto, realizados pelos estabelecimentos, por meio de associação legitimamente constituída, e para intervenções decorativas temporárias, desde que não haja custos ao Município, seriam outras formas de incentivo nas áreas de turismo, lazer e gastronomia a serem aplicadas.

A emenda determina ainda que o Executivo faça projetos de qualificação urbana e paisagismo nos polos. Uma maneira para viabilizar as melhorias seria a divisão de custos entre o poder público e a iniciativa privada, por meio da Lei da Vizinhança Participativa, de autoria de Stica.

Parque de Software

A região do Parque de Software de Curitiba, assim como de outras áreas similares, deverá ser revitalizada – como parte da política de desenvolvimento econômico municipal. Esse é o objetivo de uma emenda e subemenda proposta pelos vereadores Felipe Braga Côrtes, Helio Wirbiski e Jonny Stica. A proposição foi aprovada ao projeto do Plano Diretor, por unanimidade, na sessão de segunda-feira (19).

A revitalização atenderia as áreas de transporte coletivo, com o aumento da oferta de horários e linhas, além da ampliação das atividades permitidas; da instalação de comércio setorial e comunitário, além do estímulo para a instalação de estabelecimentos de ensino superior, cursos técnicos e capacitação.

Côrtes ressaltou que, assim como à emenda dos polos gastronômicos, caberia regulamentação via decreto. De acordo com o parlamentar, o Parque de Software já possui legislação específica, mas ela precisa ser mais abrangente. “Têm que ser analisadas questões da tributação diferenciada e da necessidade de infraestrutura, como para a ampliação da oferta de linhas de ônibus”, complementou.

Terminal do Tatuquara

Durante a sessão, o vereador Rogério Campos (PSC) registrou que irá protocolar requerimento ao Executivo solicitando informações a respeito da construção do Terminal do Tatuquara. “Temos um abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas de moradores que cobram a obra que, inclusive, faz parte do Plano de Governo da gestão do prefeito Gustavo Fruet”, cobrou Campos.

Videomonitoramento

O vereador Mauro Ignácio (PSB) fez um pedido de informação à Prefeitura de Curitiba sobre a instalação de oito câmeras de videomonitoramento na Avenida Vereador Toaldo Túlio, bairros São Braz e Santa Felicidade. Ignácio destinou três emendas que, juntas, somam R$ 117 mil para a ação, já aprovadas ao orçamento deste ano.

Estações-tubo

A ampliação das estações-tubo da Praça Eufrásio Correia, Centro, é a solicitação oficial de informação à Prefeitura de Curitiba do vereador Bruno Pessuti (PSC). O parlamentar alertou que o tamanho atual não atende a demanda nos horários de pico. Pessuti questiona se há algum projeto para alterar o formato das estações. “Qual seria o custo para transformá-las em um miniterminal´? Talvez as tornando retangulares, em vez de tubulares, ampliaria a capacidade sem alterar o comprimento”, sugeriu.

Visita de alunos

O Presidente da Câmara de Curitiba, vereador Ailton Araujo (PSC), registrou a visita dos alunos do 4º ano do curso técnico em Secretariado do Colégio Estadual Rio Branco. A visita dos estudantes teve como objetivo o acompanhamento das votações das emendas ao Plano Diretor.

Minuto de silêncio

O vereador Chico do Uberaba (PMN) fez um pedido de 1 minuto de silêncio pela morte do taxista Wiliam Felipe Cardoso, de 22 anos, no domingo (18). Salamuni aproveitou o ensejo e reforçou a petição do par, em memória de um dos dirigentes da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), Adir Barusso, aos 72 anos, no último sábado (17).

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress