por Angelo Stroparo
Foi aprovada por unanimidade na sessão da Câmara Municipal de Curitiba, realizada na segunda-feira (19), uma emenda ao Plano Diretor que determina o reconhecimento dos polos gastronômicos, além de outros, como têxtil, por exemplo. Com o objetivo de estimular o turismo nessas regiões, a proposta foi assinada pelos vereadores Chico do Uberaba (PMN), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Helio Wirbiski (PPS), Jonny Stica (PT) e Paulo Rink (PR).
Polos gastronômicos
Em discurso, além de Santa Felicidade, Wirbiski citou os polos gastronômicos do Juvevê e da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres). “Eles se integram aos polos de desenvolvimento, porém, são locais que precisam de infraestrutura adequada e segurança”, explicou. Já sobre as feiras gastronômicas, Côrtes acrescentou que também poderão ser beneficiadas. “A regulamentação via decreto [do Executivo] será necessária na sequência”, observou.
Uso do passeio
Para alcançar o objetivo, a emenda ao Plano Diretor sugere a flexibilização do uso do passeio, em projetos de caráter provisório e que não desrespeitem a acessibilidade e a circulação de pedestres. A emenda também prevê a ampliação das linhas e horários do transporte coletivo, ações de treinamento e qualificação da mão de obra e na área de empreendedorismo, por meio de programas municipais de geração de emprego e renda.
Autorização simplificada
A autorização simplificada para eventos em conjunto, realizados pelos estabelecimentos, por meio de associação legitimamente constituída, e para intervenções decorativas temporárias, desde que não haja custos ao Município, seriam outras formas de incentivo nas áreas de turismo, lazer e gastronomia a serem aplicadas.
A emenda determina ainda que o Executivo faça projetos de qualificação urbana e paisagismo nos polos. Uma maneira para viabilizar as melhorias seria a divisão de custos entre o poder público e a iniciativa privada, por meio da Lei da Vizinhança Participativa, de autoria de Stica.
Parque de Software
A região do Parque de Software de Curitiba, assim como de outras áreas similares, deverá ser revitalizada – como parte da política de desenvolvimento econômico municipal. Esse é o objetivo de uma emenda e subemenda proposta pelos vereadores Felipe Braga Côrtes, Helio Wirbiski e Jonny Stica. A proposição foi aprovada ao projeto do Plano Diretor, por unanimidade, na sessão de segunda-feira (19).
A revitalização atenderia as áreas de transporte coletivo, com o aumento da oferta de horários e linhas, além da ampliação das atividades permitidas; da instalação de comércio setorial e comunitário, além do estímulo para a instalação de estabelecimentos de ensino superior, cursos técnicos e capacitação.
Côrtes ressaltou que, assim como à emenda dos polos gastronômicos, caberia regulamentação via decreto. De acordo com o parlamentar, o Parque de Software já possui legislação específica, mas ela precisa ser mais abrangente. “Têm que ser analisadas questões da tributação diferenciada e da necessidade de infraestrutura, como para a ampliação da oferta de linhas de ônibus”, complementou.
Terminal do Tatuquara
Durante a sessão, o vereador Rogério Campos (PSC) registrou que irá protocolar requerimento ao Executivo solicitando informações a respeito da construção do Terminal do Tatuquara. “Temos um abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas de moradores que cobram a obra que, inclusive, faz parte do Plano de Governo da gestão do prefeito Gustavo Fruet”, cobrou Campos.
Videomonitoramento
O vereador Mauro Ignácio (PSB) fez um pedido de informação à Prefeitura de Curitiba sobre a instalação de oito câmeras de videomonitoramento na Avenida Vereador Toaldo Túlio, bairros São Braz e Santa Felicidade. Ignácio destinou três emendas que, juntas, somam R$ 117 mil para a ação, já aprovadas ao orçamento deste ano.
Estações-tubo
A ampliação das estações-tubo da Praça Eufrásio Correia, Centro, é a solicitação oficial de informação à Prefeitura de Curitiba do vereador Bruno Pessuti (PSC). O parlamentar alertou que o tamanho atual não atende a demanda nos horários de pico. Pessuti questiona se há algum projeto para alterar o formato das estações. “Qual seria o custo para transformá-las em um miniterminal´? Talvez as tornando retangulares, em vez de tubulares, ampliaria a capacidade sem alterar o comprimento”, sugeriu.
Visita de alunos
O Presidente da Câmara de Curitiba, vereador Ailton Araujo (PSC), registrou a visita dos alunos do 4º ano do curso técnico em Secretariado do Colégio Estadual Rio Branco. A visita dos estudantes teve como objetivo o acompanhamento das votações das emendas ao Plano Diretor.
Minuto de silêncio
O vereador Chico do Uberaba (PMN) fez um pedido de 1 minuto de silêncio pela morte do taxista Wiliam Felipe Cardoso, de 22 anos, no domingo (18). Salamuni aproveitou o ensejo e reforçou a petição do par, em memória de um dos dirigentes da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), Adir Barusso, aos 72 anos, no último sábado (17).