Na sessão da Câmara Municipal de Colombo, do dia 10, terça-feira, o psicólogo Thiago Bagatin fez uso da Tribuna Livre para explanar o posicionamento do Sindicato dos Psicólogos no Estado do Paraná com relação à redução da Maioridade Penal.
Na oportunidade, Thiago mostrou dados sobre os direitos das crianças e dos adolescentes que seriam diretamente atingidos pela mudança prevista pela Proposta de Emenda Constitucional 171/1993, que propõe a redução da maioridade penal no Brasil. De acordo com o psicólogo, são diversas entidades, organizações do terceiro setor, ONGs, sindicatos e conselhos profissionais que compõe o movimento Paraná Contra a Redução da Maioridade Penal. “As entidades se reuniram, por entender que a medida não solucionaria os problemas de segurança pública do Brasil e agravaria as condições de vida de nossos jovens marginalizados. Por isso, defendemos o maciço investimento em políticas públicas de saúde, educação, cultura, lazer e oportunidades para a nossa juventude, além do respeito inegociável ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que é importante conquista dos movimentos pela infância e adolescência”, disse.
PEC equivocada
Ainda segundo Thiago, as diversas entidades acreditam que a proposta de reduzir a Maioridade Penal tenta mascarar um problema político e social, atribuindo às crianças e adolescentes a culpa pela insegurança pública. “A PEC 171 parte de pressupostos equivocados, pois não considera, em momento algum, os direitos que são negados aos nossos adolescentes. Simplesmente, reforça o viés punitivista da sociedade.
Não à redução da Maioridade Penal
O Presidente da Casa, vereador Professor Waldirlei Bueno, agradeceu a presença e parabenizou o psicólogo Thiago Bagatin e sua entidade pela atuação em defesa da não redução da Maioridade Penal.
Câmara presta homenagem a presença Passionista em Colombo
Em Sessão Solene, realizada no dia 5 de novembro, quinta-feira, a Câmara Municipal de Colombo prestou homenagem a presença Passionista no Município.
Durante a solenidade, as diversas autoridades municipais, religiosos e convidados puderam assistir dois vídeos que mostraram a história da presença dos religiosos e das religiosas Passionistas em Colombo. O primeiro vídeo contou um pouco da Congregação dos Padres Passionistas, ou Congregação da Paixão, que comemora 100 anos de presença em terras colombense. O segundo vídeo mostrou a presença das Religiosas Passionistas que comemoram 200 anos de trabalho e dedicação, sendo 66 anos em Colombo.
Homenagens aos religiosos
Após a apresentação dos vídeos, na sequência, foram entregues as homenagens aos representandes das entidades. Representando os religiosos Passionistas, o Padre Leudes Aparecido de Paula, 2º Consultor Provincial, recebeu das mãos da Prefeita Beti Pavin uma placa comemorativa à data. O Padre Arlindo Vieira, Pároco da igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, recebeu uma homenagem das mãos do vereador Pelé. Em nome das Religiosas Passionistas, a irmã Silvani Maria Kraemer recebeu a homenagem das mãos do vereador Sérgio Pinheiro. A irmã Cleomir de Fátima Brito, Diretora do Colégio Passionista Rosário, recebeu a homenagem das mãos do vereador Renato da Farmácia.
Agradecimentos
O Padre Leudes Aparecido de Paula, que representou o Padre Amilton Manoel da Silva, 1º Provincial, fez a leitura de uma carta escrita pelo Padre Amilton, na qual agradeceu à Câmara pela homenagem e enalteceu a importância do trabalho Passionista em Colombo.
Prefeita Beti Pavin
A Prefeita Beti Pavin agradeceu os religiosos e religiosas pelos vários trabalhos desenvolvidos em Colombo, lembrando um pouco da história das conquistas Passionistas no Município.
Presidente da Câmara
O Presidente do Legislativo, vereador Professor Waldirlei Bueno, agradeceu a presença de todos, enalteceu a presença dos religiosos e religiosas, parabenizando-os pela dedicação e trabalhos que ambos desenvolvem em Colombo.
Coral da Paróquia
O evento foi abrilhantado pelo Coral da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que contou o hino do Centenário Passionismo. Os alunos do Colégio Passionista Rosário, Alexandre Strapasson Dias, Isabela Cavalli, Aline Batistão, Marina Koginski, Eduarda Cruz Pires, Lizia Rodrigues e Julia Costa, leram suas poesias alusivas a presença das religiosas Passionistas no mundo.