A Câmara de São José dos Pinhais elegeu e empossou um novo 1º secretário para a Mesa Diretiva. O vereador Bira do Banco (PROS) recebeu 12 votos e assume, a partir de agora, o cargo de 1º secretário (2023-2024). A votação aconteceu na 51ª Sessão Ordinária, na terça-feira, dia 29.
A nova eleição ocorre após o pedido de renúncia do vereador Alex Purkote (Cidadania) ao cargo de 1° secretário da Mesa Diretiva. Diante disso, a eleição ocorre conforme o Artigo 18 do Regimento: ‘Vagando-se qualquer cargo da Mesa, será realizada a eleição no expediente da primeira sessão seguinte, para completar o biênio do mandato’, diz o Artigo.
Usando a explicação pessoal, o vereador Bira do Banco agradeceu a votação. “Não poderia deixar de agradecer aqui a confiança dos colegas vereadores pela lealdade. Os que me prometeram voto, assim o cumpriram. (…) Como foi dito nessa casa, já fui 1º secretário dos ex-presidentes, o Professor Assis, Silvio Monteiro, Abílio e agora estou 1º secretário do atual presidente Allax. Sendo assim, acho que estou no caminho correto”, disse ele, próximo do fim da sessão.
Projetos
Dois projetos de autoria de vereadores da Casa foram aprovados em 2º turno: o Projeto de Lei nº 767/2023 do vereador Prof. Abelino (Cidadania) que declara de Utilidade Pública Municipal a Casa de Umbanda Vó Maria; e também o Projeto de Lei nº 844/2023, do vereador Silvio Santo (Republicanos), que altera o dispositivo da Lei nº 4.002, de 27 de julho de 2022, que dispõe sobre a gratuidade do serviço de transporte público coletivo municipal às pessoas com deficiências e patologias crônicas.