Câmara de Pinhais valoriza profissionais e entidade que fazem a diferença no município

Câmara de Pinhais valoriza profissionais e entidade que fazem a diferença no município

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 14/06/2022

Na sessão em plenário da terça-feira (16/06), a Casa aprovou algumas homenagens, todas por unanimidade. Uma delas foi a proposição do vereador Anderson Camargo, o Pioco, a Declaração de Utilidade Pública a Associação da Missão Apostólica de Evangelização – AMAE.

”A declaração de utilidade pública concede mais credibilidade a esta instituição sem fins lucrativos para obter acesso a verbas destinadas a dar continuidade ao trabalho em prol da comunidade. Conheci bem o trabalho e as pessoas beneficiadas pela entidade, que tem a frente o apóstolo Pedro Amaral”, justificou o vereador Pioco.

O vereador Arnaldo do Vizinho Solidário propôs o Título de Reconhecimento e Mérito na Área da Saúde a servidora da Unidade de Saúde Esplanada Suzana Celes de Almeida, representando todos os servidores da saúde.

”A servidora Suzana, técnica em Enfermagem, é muito admirada por colegas, não mede esforços para bem atender a população. Este Título leva reconhecimento a todos os profissionais da saúde do município, em especial, da Unidade de Saúde Esplanada. Uma forma de valorização da classe profissional que tanto tem se dedicado a saúde da população”, defendeu Arnaldo do Vizinho Solidário.

Já o vereador Paulão apresentou proposição para Moção de Louvor ao premiado tatuador Ricardo Rezende Rossi, que conta com Studio no Maria Antonieta, desde 2007, tendo já recebido diversas premiações e troféus em certames nacionais e internacionais.

”O Rossi é reconhecido e premiado por sua arte realista. Já ganhou troféus na Argentina, e em diversos estados brasileiros. Muitas vezes, temos em casa o melhor e não sabemos, não temos conhecimento, não valorizamos. É importante valorizarmos os talentos locais, que estão sendo valorizados e reconhecidos lá fora. É uma grande honra tê-lo em nossa cidade. Ele faz um trabalho de muita seriedade e profissionalismo, com sua arte amplamente divulgada ao país e ao mundo em diversas redes sociais. E é patrocinado pelo grupo Amazon, uma grande conquista”, valorizou Paulão.

Marcinho ressalta importância de projeto pioneiro: a Exposição Tartaruga PET Socorro

Vereador Marcinho
Vereador Marcinho

O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho, ressalta o lançamento do projeto ECOPET, no Parque das Águas, no último dia 14. O projeto conta com a exposição Tartaruga PET Socorro, que consiste numa escultura em forma de tartaruga criada pelo conceituado artista plástico Luiz Gagliastri. A ideia é estimular a população ao descarte correto de materiais plásticos, a exemplo de garrafas PET, a fim de proteger o meio ambiente. No casco da escultura da tartaruga poderão ser descartadas as garrafas PET, que serão levadas a AREPI – Associação dos Recicladores de Pinhais.

”A iniciativa das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente é sensacional. O objetivo é promover a conscientização sobre o descarte correto de materiais plásticos, como as garrafas PET. O plástico não pode ser descartado na natureza, nem misturado ao lixo comum, orgânico, pois, é altamente poluente e se for para os rios, será despejado no mar, podendo matar animais marinhos como as tartarugas. O descarte correto do plástico garante que ele seja encaminhado para a reciclagem, podendo ser reaproveitado, além de gerar renda a recicladores. A exposição, com a participação do artista que com a escultura da tartaruga simboliza a questão ambiental, incentiva a população a deixar suas garrafas PET lá, imprimindo um novo hábito, o de separar o lixo e fazer o descarte correto dos matérias plásticos. A iniciativa em Pinhais deverá ser o pontapé inicial para que a exposição percorra outras cidades, estados e até países, como disse o escultor. Isso é muito bom, ver Pinhais mais uma vez saindo na frente, servindo de exemplo a outras localidades. E ainda num assunto que será cada vez mais importante para o futuro do planeta como é a preservação ambiental“, ressalta o parlamentar.

Arnaldo do Vizinho Solidário afirma que obra do Hospital Regional deverá ser iniciada ainda em 2022

Vereador Arnaldo Vizinho Solidario
Vereador Arnaldo Vizinho Solidario

O vereador Arnaldo do Vizinho Solidário comentou, no Grande Expediente, sobre a audiência pública realizada na noite de segunda -feira (13/06) sobre a obra do Hospital Regional.

”A audiência pública foi realizada com o intuito de coletar sugestões da comunidade para a construção, montagem e estruturação do Hospital. Aqui, na Casa, temos votado projetos em apoio a obra, desde a liberação do terreno, no mandato passado e, em 2022, alguns projetos para dar continuidade ao processo. Tudo tem sido feito com muita responsabilidade e transparência. Já estão reservados R$40 milhões para a obra. Aprovamos projeto para dar prosseguimento a obra, que deverá ser concluída até o final deste mandato. Um projeto excelente, prevendo 90 leitos, sendo 70 leitos operacionais, dez UTIs e mais dez UTIs neonatal. Evidentemente, o hospital não vai atender a demanda de todas as especialidades, pois, são atribuições do Governo do Estado, mas, o município já faz muito mais que o mínimo de 15% do orçamento determinado pela Constituição Federal na área de saúde. Somente neste hospital, serão quase R$80 milhões investidos. Em breve, teremos a licitação para contratação da empreiteira que fará a obra, um processo com rígidos critérios, afinal, esta obra não poderá ser deixada nas mãos de qualquer empreiteira, a fim de resguardar o Poder Executivo e o Legislativo. Neste ano, ainda, a obra deverá ser iniciada e até o final do mandato estará pronta”, comentou.

Altas taxas de absenteísmo a exames médicos

Arnaldo ainda pontuou uma sugestão apresentada ao Poder Executivo Municipal a fim de combater o problema do absenteísmo aos exames médicos marcados pelo SUS do município.

”Temos altas taxas de absenteísmo aos exames médicos marcados pelo SUS do município. Ou seja, o usuário do SUS marca seu exame, o município telefona para ele para confirmar seu comparecimento, ele confirma e, mesmo, assim, não vai fazer o exame. Sugerimos à Prefeitura que disponibilize linhas de ônibus saindo de Pinhais até Campo Largo, por exemplo, no Hospital do Rocio ou a outros municípios onde os exames são realizados. Pois, muitos não comparecem por não terem como se deslocar até esses locais para fazer os exames médicos em outros municípios“, sugeriu.

Compartilhe:

Picture of Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress