A última sessão em plenário antes do recesso parlamentar de duas semanas na Câmara Municipal de Pinhais, realizada na terça-feira (13/07), contou com a apreciação de diversas proposições para honrarias e homenagens. A sessão teve a duração de quase três horas.
CIDADÃO HONORÁRIO
Dentre as homenagens, destacaram-se a aprovação do Título de Cidadão Honorário de Pinhais ao ex-vereador do município, Airton Ferreira da Silva e o título “Pinhais pela Paz” ao vereador de Curitiba, Ezequias de Souza Barros. A primeira, por iniciativa do vereador Tielo e que contou, também, com as assinaturas dos vereadores Binga, Polaco do Pérola, Renan Ceschin, Filho, Tomé, Fernando dos Santos, Fabrício de Souza, André de Paula, Pioco, Aparecido Sanches, Joãozinho Ribeiro, Arnaldo do Vizinho Solidário, Paulão e do presidente da Casa, Marcinho. A segunda, uma iniciativa do vereador Joãozinho Ribeiro.
PINHAIS PELA PAZ
O vereador Ezequias Barros discursou ao término da sessão, agradecendo a homenagem e salientando a importância do trabalho do Poder Legislativo Municipal. ”São vocês, vereadores, que fazem a cidade acontecer. Muita gente não compreende bem a função do vereador. Meus parabéns a esta Casa pelo grande trabalho que vocês têm feito em Pinhais”, reconheceu o vereador reeleito em 2020, em Curitiba, e que está em seu segundo mandato. O vereador também alcançou a suplência de deputado estadual, nas eleições de 2018.
A homenagem foi motivada pelo trabalho de acolhimento de famílias pinhaienses quando foi diretor na Cohab (Companhia Paranaense de Habitação), em Curitiba, entre os anos de 2005 a 2009, tendo atuado diretamente na realocação de diversos munícipes em Pinhais que se encontravam em busca de melhores condições de moradia. Ezequias, inclusive, já foi morador de Pinhais entre os anos de 1980 a 1982. ”Naquela época, não tinha nada. Era só mato. Hoje, temos uma cidade maravilhosa”, disse.
Binga revela preocupação com chegada da variante Delta e defende antecipação da segunda dose
O vereador Binga (Cidadania) revelou, em seu discurso, preocupação com a chegada da cepa indiana (Delta) do novo coronavírus ao Paraná. E acrescentou que este é mais um motivo para antecipar a aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca na população. ”Gostaria de encaminhar um ofício, na próxima semana, endereçado ao Governo do Estado, para que em todo o estado seja antecipada a aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca. A bula prevê intervalo de, no mínimo, 21 dias. A variante Delta já chegou ao Paraná e isso é preocupante, pois, é mais infecciosa e bem agressiva. Só com uma dose, ninguém está bem imunizado, apenas uma imunidade muito parcial, uns 10%, principalmente, em relação a variante Delta. Todos queremos voltar a vida normal. Só com uma dose, não dá. Enquanto não tivermos um grande percentual de pessoas com a segunda dose tomada, vamos ficar dando um passo pra frente, outro pra trás, em relação a voltar a normalidade. Já pedimos por isso em relação aos professores, também. Não sei se cabe ao município decidir, mas, seria bom que todo o estado antecipasse a segunda dose”, defendeu.
Vereador Paulão agradece bom serviço prestado no CRAS Norte
O vereador Paulão agradeceu publicamente na tribuna o bom atendimento no CRAS Norte, na Vila Amélia, concedido a família de munícipes. O agradecimento foi a pedido da própria família, que se sentiu muito grata pelo bom atendimento. ”Quero destacar aqui o bom atendimento prestado pela servidora Karine e pela assistente social Luciana. Foi a própria família contemplada que me pediu para agradecer publicamente”, agradeceu.
Carlinhos do Eliza elogia agilidade e competência na vacinação contra Covid-19 no município
O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) parabenizou, durante discurso na tribuna, o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e equipe na campanha de vacinação contra a Covid-19 no município. ”Um trabalho muito competente, ágil, organizado. A comunidade sendo bem atendida, podendo ser vacinada dentro de seus veículos, sem causar aglomerações ou tomar chuva na fila de espera”, parabenizou.
O vereador também abordou o problema da superlotação nos ônibus do transporte público, para o qual tem se buscado soluções a partir da colocação de mais veículos em circulação nos horários de pico. ”Aqui, na Casa, pedimos à Comec por mais ônibus. Visitei a empresa Expresso Azul e eles estão seguindo as regras para evitar o contágio, trabalhando com mais ônibus nos horários de pico, das 6 às 9 horas e das 16 às 19 horas”, informou.
Marcinho lembra que durante o recesso parlamentar gabinetes continuam abertos
O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), lembra que as sessões de votação em plenário da Casa entram em um breve recesso parlamentar por duas semanas, retornando às atividades na terça-feira (03/08).
O parlamentar agradece a colaboração de todos os vereadores pelos trabalhos durante o primeiro semestre do primeiro ano de legislatura. “Chegamos ao fim do primeiro semestre de trabalhos em plenário com a certeza de que fizemos nosso melhor pela cidade, independentemente de diferenças políticas e ideológicas entre os vereadores. O que importa é o consenso sobre o que é importante para o desenvolvimento do município e bem-estar da comunidade. É com um Poder Legislativo unido, forte e atuante que alcançamos o objetivo de fazer parte do crescimento de Pinhais, apoiando a gestão do Poder Executivo quando esta se revela favorável ao que buscamos, também, que é garantir ao município uma boa execução do orçamento, atendendo a todas as áreas da administração com serviços e equipamentos públicos de qualidade, capazes de suprirem a demanda. Sabemos que muito ainda precisa ser feito para atender integralmente à demanda, que é sempre crescente. Mas, dentro das limitações orçamentárias, temos apreciado projetos de lei decisivos para atender a essas necessidades. Obras de reformas e construções de Unidades de Saúde, de escolas e CEMEIs, de infraestrutura viária, de trânsito e mobilidade urbana e tantas outras marcaram o início da segunda gestão da prefeita. As demandas urgentes relativas à pandemia também se destacaram, com esta Casa sempre se posicionando de maneira plural na defesa dos interesses da coletividade, seja na tribuna ou na atuação por meio de requerimentos, de Projetos de Indicação e do diálogo direto com secretários, diretores, a prefeita e a vice. Sem deixar de lado, naturalmente, o diálogo com a população, que é a principal beneficiada dessa nossa parceria com o Poder Executivo. Vereadores são estes intermediários que levam as demandas da comunidade diretamente à prefeitura, auxiliando o cidadão a exercer sua cidadania, a ir em busca de seus direitos. Muito obrigado a todos pelos bons resultados alcançados neste primeiro semestre”, agradece.
Gabinetes em funcionamento
O presidente Marcinho acrescenta, ainda, que, durante o recesso parlamentar, o Poder Legislativo Municipal continua trabalhando, de portas abertas à comunidade, com todos os gabinetes dos vereadores funcionando. “Recesso parlamentar não significa férias dos vereadores. Continuamos aqui, exercendo nossas funções. O recesso é um período em que os vereadores aproveitam para estarem mais próximos à comunidade e, também, encontram-se com mais tempo para fiscalizar o trabalho do Poder Executivo”, acrescenta.
Filho explana sobre processo complexo e responsável para castração animal
O vereador Filho esclareceu alguns pontos importantes sobre o processo de castração animal realizado pela prefeitura, em seu discurso.Explicou que não se trata de um processo simples, pois, demanda atendimento às famílias donas do animal. ”Castração é uma cirurgia. E o animal corre risco de morte nesse procedimento. A família precisa estar ciente disso ao decidir, conversando com psicólogo encaminhado pelo serviço. Todos sabemos que há pessoas que ficam muito abaladas com a perda de um animal de estimação. Algumas, entram até em depressão. Deve haver cuidado nesse trabalho, atendendo às famílias que cuidam do animal. Enfim, é um serviço que não pode ser feito da noite para o dia, sem essa responsabilidade. E saliento que Pinhais tem sido referência até para o Governo do Estado nesse serviço. Veio pessoal do estado conhecer o trabalho. Ongs protetoras dos animais também acompanham o trabalho da Prefeitura.A Prefeitura também não pode castrar o animal sem implantar o chip nele, primeiramente,tendo de ir em busca do dono, antes, também.Sempre há como avançar nesse trabalho,mas, há limitações orçamentárias.Nao se pode simplesmente retirar dinheiro de outras áreas importantes destinadas a atender as pessoas e transferi-lo para a castração”,explanou.
Joãozinho Ribeiro afirma que há fila com mais de mil pessoas a espera de castração animal
O vereador Joãozinho Ribeiro disse, ao discursar, que se sente na obrigação de defender o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pasta onde trabalhou por quatro anos. Ele referiu-se a questionamentos do vereador Fernando sobre a ausência de divulgação dos serviços de castração animal. ”Estive do outro lado, entendendo como funciona o Poder Executivo. E posso afirmar que a castração animal tem grande procura, gerando em dois, três dias, cerca de 500 a 600 castrações ou mais realizadas no município. E ainda permanece uma fila com mais de mil pessoas a espera. Então, creio que seja por isso que não há necessidade de divulgação, pois, já há uma procura espontânea por esse serviço. Conheci de perto esse trabalho, que tem sido árduo e bastante sério”, defendeu.
Arnaldo do Vizinho Solidário fiscaliza obras em dois postos de saúde do município
O vereador Arnaldo do Vizinho Solidário contou na tribuna que visitou recentemente duas importantes obras em Unidades de Saúde, cumprindo sua prerrogativa de fiscalizador do Poder Executivo Municipal. Trata-se das Unidades de Saúde Ana Neri e a do Perdizes. ”Na Ana Neri, o contrato da empresa contratada prévia o término da obra para agosto, mas, será finalizada no início de setembro, pois, é uma ampla reforma, com total modificação em todos os detalhes. Vale lembrar que também há um fiscal da prefeitura vistoriando a obra, a fim de acompanhar os resultados e gradualmente ir pagando a empresa contratada. Dessa forma, evita-se perdas de dinheiro público com pagamentos a obras que não são cumpridas no prazo ou até por abandono da empresa. No postinho do Perdizes, estão sendo colocadas as fundações. Lembrando que a sala de atendimento médico será ampliada, pois o espaço era muito pequeno”, informou.