Câmara aprova por unanimidade Título de Cidadão Honorário de Pinhais ao deputado Luizão Goulart

Câmara aprova por unanimidade Título de Cidadão Honorário de Pinhais ao deputado Luizão Goulart

Deputado federal Luizão Goulart

Sessão do dia 26/10/2021

Na sessão em plenário da terça-feira (26/10), a Câmara Municipal de Pinhais aprovou por unanimidade o projeto de lei para conceder Título de Cidadão Honorário de Pinhais ao deputado federal Luizão Goulart (Republicanos). A proposição foi uma iniciativa da vereadora Jane Carteira e contou com a assinatura dos dezessete vereadores da Casa.

O vereador Joãozinho Ribeiro (MDB) foi um dos parlamentares que teceu comentários durante a votação, enaltecendo o grande legado do deputado federal ao município, onde fez e faz história.

”O Luizão passou por esta Casa como vereador, tendo assumido a presidência do Poder Legislativo Municipal. Quando, nessa época, promoveu o enxugamento nos gastos da Casa a fim de economizar e poder construir essa sede própria. Se não fosse o Luizão, o Legislativo estaria pagando aluguel até hoje”, destacou.

O vereador Filho acrescentou que Luizão, como prefeito, promoveu uma verdadeira transformação no município, iniciada em 2009.

”O Luizão fez a dragagem dos rios, diminuindo drasticamente as enchentes, foram tantas obras, deixando um grande legado ao município, colocando-o como referência em diversas áreas. Foi um grande gestor, foi um grande professor e, atualmente, um grande deputado, que tem trabalhado não só pelo nosso município, mas, por toda a Região Metropolitana e interior do estado. Um dos deputados mais atuantes do Paraná. Hoje, não pôde comparecer, aqui, por estar trabalhando em Brasília, mas, seu assessor, Thiago Bonagura, veio representá-lo“, valorizou.

Presidente Marcinho convida comunidade para participar de oficinas sobre novo Plano Diretor

Vereador Marcinho
Vereador Marcinho

O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Marcinho (PSD), convida a comunidade para participar das oficinas de debates sobre o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Pinhais que serão realizadas nos dias 3, 4, 9 e 10 de novembro.

“Nessas oficinas, todos poderão dar sugestões para as diretrizes que devem guiar o desenvolvimento do município pelos próximos dez anos. Cada dia, será um tema a ser debatido e terá transmissão simultânea pelo Youtube e Facebook da prefeitura. É muito importante que a comunidade participe com sugestões, que acompanhe. O novo Plano Diretor guiará todas as políticas públicas de desenvolvimento urbano pelos próximos dez anos. A gestão quer uma cidade mais sustentável, que garanta espaço para o desenvolvimento urbano ao mesmo tempo em que cuida do meio ambiente e bem-estar da população. Participar é exercer a cidadania, é exercer seu direito de estar inserido numa democracia participativa. O município tem interesse em conhecer as demandas da população, pois, é ela que vivencia de perto os problemas e necessidades de seu bairro, de sua rua”, coloca o presidente Marcinho.

Elaboração de diretrizes

Durante os meses de setembro e outubro, a comissão técnica municipal e a equipe de consultores da empresa Tese trabalharam em conjunto na elaboração das diretrizes e propostas que irão estruturar a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Pinhais. A consolidação deste trabalho ocorreu na tarde de quarta-feira (27), com a realização de um evento coordenado pelas consultoras da empresa contratada, na qual participaram técnicos e gestores da Prefeitura de Pinhais.

Para garantir a segurança de todos, a participação presencial nas oficinas será limitada a 50% da capacidade do auditório, de acordo com as medidas sanitárias vigentes.

Serviço

Todos os encontros serão realizados no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação – Cenforpe, na Avenida Iraí, 696 – Weissópolis. Para participar é necessário fazer inscrição prévia pela página do Plano Diretor, pelo link: https://www.planodiretorpinhais.com.br/

Confira as datas, horários e temas das oficinas:

  • Dia 03/11, 19h. Tema: Meio Ambiente e Infraestrutura;
  • Dia 04/11, 19h. Tema: Habitação e Desenvolvimento Social;
  • Dia 09/11, 19h. Tema: Desenvolvimento Econômico;
  • Dia 10/11, 19h. Tema: Território e Sistema Viário.

Aprovado projeto que exige apresentação de comprovante de vacinação a servidores municipais

Um projeto de lei bastante debatido na Casa durante a sessão em plenário trata da obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19 aos servidores municipais para entrada nas repartições públicas do município. A iniciativa do Poder Executivo Municipal foi aprovada por maioria simples, com os votos contrários dos vereadores Renan Ceschin, Tielo, Fernando dos Santos e André de Paula. Os quatro vereadores justificaram que, muito embora, sejam absolutamente favoráveis a vacinação, não concordam que se deva obrigar os servidores a se vacinarem. Já o vereador Joãozinho Ribeiro fez a defesa do projeto lembrando que não se trata de impor uma obrigatoriedade à vacinação dos servidores, mas, da exigência de apresentação de comprovante de vacinação.
Aparecido Sanches pontuou que o projeto veio de uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado ao município.

”Primeiramente, fui contra o projeto. Depois, fui pesquisar e verifiquei que se trata de uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado ao município. A vacinação não será obrigatória aos servidores. Quem não quiser ou não puder se vacinar, pode apresentar um atestado médico justificando sua condição de não-vacinado. Mas, como há um alto percentual de servidores municipais vacinados, não vemos problemas em aprovar o projeto”, explanou.

Renan Ceschin anuncia filiação de Sérgio Moro ao Podemos

Vereador Renan Ceschin
Vereador Renan Ceschin

O vereador Renan Ceschin (PODE) anunciou, em seu discurso no Grande Expediente, a filiação do ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro ao Podemos.

”No próximo dia 10, é uma data muito importante, muito aguardada por mim e creio que para muitos brasileiros. Será a data da filiação do Sérgio Moro ao nosso partido, o Podemos. Fala-se muito na busca de um bom nome para a terceira via, para uma candidatura a presidência da República, em 2022, pois, vamos ter um nome muito forte. Estou muito feliz de contar com o Moro no partido, ao lado dos nossos senadores Álvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto. Nunca fui PT, nunca serei. Votei no Bolsonaro, me decepcionei. Minha opinião tem de ser respeitada, assim como a de todos, sem ofensas”, anunciou.

Compartilhe:

Picture of Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress